Como lidar com a geração Y no call center

14/10/2014 22:17

A geração Millenium ou Y nasceu entre 1980 e o final da década de 90 e já é considerada o maior segmento (em volume de compras e quantidade de consumidores) em diversos setores da economia mundial, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa DOM Strategy Partners. Essas pessoas nasceram em uma época diferente e precisam de uma abordagem nova e segmentada. A pergunta que fica é: como lidar com a geração Y no call center?

As expectativas desse grupo de pessoas, conhecido principalmente pela impaciência em relação ao atendimento, são altas.  De acordo com uma pesquisa da Bridge Research, a geração Millenium espera atendentes bem treinados e capacitados, atenciosos e simpáticos e prefere não falar com mais de um atendente, ter respostas diretas e objetivas e, por fim, resolver o problema. Ao contrário do que você possa imaginar, mesmo sendo uma geração que cresceu imersa no mundo online, a maioria dessas pessoas ainda prefere o telefone na hora do atendimento porque não tem paciência para escrever, enviar e aguardar a resposta por e-mail, além de achar a internet um meio impessoal demais para tratar desses problemas. Aqui, o call center ganha um aliado: o FCR. Esse  indicador representa a capacidade de solução no primeiro contato e quanto mais alto estiver, maior será a satisfação da geração Y no call center. Existem outros KPIs essenciais para medir o nível de serviço do call center, mas também índice de satisfação do cliente, como taxa de abandono e tempo de atendimento. Pode parecer contraditório, mas um SMS ou uma ligação, por exemplo, são recebidos com mais entusiasmo por esse jovem do que um e-mail. Aposte nisso!

E já que os Millennials valorizam o contato pessoal no serviço ao consumidor, atender às expectativas deixará de ser um diferencial competitivo e passará a ser essencial para qualquer call center.  A central de atendimento precisa oferecer soluções rápidas e assertivas, além de facilitar a vida do consumidor. Para atingir um serviço de excelência, o call center não poderá abrir mão da tecnologia associada à infraestrutura e treinamento da equipe. Sistemas que integrem dados obtidos pelo relacionamento via telefone com as informações coletadas nas mídias sociais, por exemplo, poderão ser a solução para a exigência dos novos consumidores.

A integração de tecnologias parece ser um caminho. Unir atendimento ativo ao receptivo, facilitar o atendimento, transmitir mensagens simples e objetivas são algumas das exigências da geração Y. Ela sabe que a central de relacionamento com o cliente é apenas um dos canais para elogiar, reclamar, sugerir e  questionar produtos e serviços. Um serviço ruim, acompanhado de desleixo por parte do pós-venda torna a chance de críticas virarem crises (ou virais) muito maior. Se o consumidor é multicanal, a empresa também precisa ser.

A URA de digitação (DTMF) sozinha, por exemplo, pode cansar os usuários quando o caminho até a opção para resolver a demanda é longo. Nesses casos, o cliente precisa digitar muitas números e ouvir variadas e cansativas mensagens automáticas. Nessa situação, a melhor opção para automação de operações receptivas é a URA associada ao reconhecimento de voz. O consumidor gastará menos tempo com o atendimento e certamente ficará mais satisfeito.

Outra ferramenta útil é o disparo de SMS segmentado. Se um paciente tem uma consulta para o dia seguinte, o call center pode programar o disparo da mensagem de aviso. Nesse caso, como não há interação humana direta, aposte em mensagens mais pessoais e que aproximem o cliente da marca.

O grande segredo é que a geração Y quer e precisa de atenção. As empresas que não entenderam esse novo comportamento dos consumidores estão correndo um sério risco. Mesmo em um centro de atendimento, com inúmeras ligações diárias, a customização e personalização do serviço precisam estar presentes sempre que possível.

Características

  • Alta expectativa no atendimento
  • Espera ser atendido por pessoas bem preparadas e treinadas
  • Quer falar apenas com um agente
  • Prefere respostas claras e objetivas
  • Usa o telefone como principal contato

Como lidar com este público

  • Atender suas expectativas
  • Oferecer soluções rápidas e assertivas
  • Ter a tecnologia como aliada
  • Treinamento constante da equipe
  • Atendimento multicanal
  • Resolução no primeiro atendimento

Fonte: blog da Teclan

 

FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em www.portalcallcenter.com.br/index.php/2014-05-26-18-19-54/2014-05-26-18-49-00/4602-como-lidar-com-a-geracao-y-no-call-center

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br