Como manter um profissional de call center?
Para 2012, a estimativa é que este mercado registre expansão de 8%, e movimente R$ 31,4 bilhões, segundo dados da Siltelmark
Estatísticas apontam que o mercado de telemarketing brasileiro fechou o ano de 2011 com 10% de expansão, sendo responsável por movimentar mais de R$ 29 bilhões, se consolidando como um dos segmentos que impactam, de forma positiva, na economia do país. Além disso, uma análise do Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos), evidencia o reconhecimento deste mercado por alguns fatores, como a alta taxa de empregabilidade, responsável pela efetivação de processos de venda e relacionamento com clientes, dando suporte à onda de consumo, alinhada ao discurso econômico do governo, que contribui com inovações tecnológicas, sustentando operações e atraindo o interesse de investidores estrangeiros.
Apesar desta ascensão, empresas do ramo sofrem algumas dificuldades para contratar bons funcionários para o setor de Call Center. Por se tratar de uma área considerada desgastante, as organizações precisam criar ações de incentivo para atraí-los e mantê-los por um determinado tempo. Segundo o gerente de Recursos Humanos da ContactNet, Daniel Crevelanti, treinamentos e oportunidades de crescimento são boas opções para manter e motivar este tipo de profissional, que geralmente busca uma remuneração razoável, bom ambiente de trabalho, e possibilidades concretas para construir carreira.
Pensando nisso, a ContactNet, empresa que oferece as melhores soluções em serviços de call center, focadas em outsourcing de processos, investe em ações para capacitar e aperfeiçoar o trabalho destes profissionais. Tudo isso, por meio da "Escola de Futuros Líderes", iniciativa em que os responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos vão até as operações, e verificam colaboradores em potencial, que tenham perfil de liderança. Os selecionados aprendem técnicas, rotinas do dia a dia, além de temas, como: Gestão de Tempo; Gestão de Conflitos; feedback, o papel de um líder, entre outros; que os ajudarão na trajetória profissional, seja nesta ou em outra corporação.
"No segmento de Call Center, buscamos profissionais que tenham boa comunicação, gostem de ajudar, sejam responsáveis, comprometidos, e tenham facilidade de se relacionar. Mas, por trabalharmos com um quadro de funcionários em que, em média, 70% deles possuem entre 16 e 20 anos, uma de nossas principais missões é formar e auxiliar estes jovens a enfrentarem o 'disputado' mundo corporativo. Acredito que desta forma conseguimos preparar melhor cada colaborador, e fazer com que ele desenvolva as funções com mais segurança e maturidade, mostrando-se preparado para o mercado de trabalho", explica o gerente de Recursos Humanos da ContactNet, Daniel Crevelanti
Fonte e créditos: Portal Call Center
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.