Como motivar equipe de cobranças no call center

04/06/2014 21:19

4 junho 2014

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Para motivar equipe de cobranças, pense em uma política de comissões, controle as metas, implante tecnologias que facilitem o trabalho e execute algumas campanhas Para que os colaboradores alcancem as metas de maneira mais ágil e prazerosa, é necessário certo esforço por parte do gestor do call center, que deve trabalhar para motivar equipe de cobranças. Pensando nessa “dor” dos leitores do blog da Teclan, repassamos algumas dicas de como realizar esse processo da melhor maneira – e, consequentemente, alavancar o seu negócio.

Veja:

Estabeleça uma política clara de comissões Caso a situação atual do seu negócio permita, distribua comissões entre funcionários – na forma de abono salarial. Sem dúvida nenhuma, é a melhor maneira para motivar equipe de cobranças. No entanto, deixe documentado valores e metas bem claras – é importante para acompanhamento tanto do gestor, quanto dos operadores.  

Controle a cobrança de metas É papel do gestor visualizar o andamento das demandas de um call center de cobranças. No entanto, a cobrança do alcance das metas deve ser feito de maneira delicada e moderada. Em momentos de resultados não tão satisfatórios, o terrorismo não contribui em nada. Portanto, o gestor deve ter equilíbrio: a pressão deve ser exercida com parcimônia para que haja motivação.   Ao mesmo tempo, funcionários gostam de ouvir elogios quando alcançam os objetivos. O melhor deles é feito “olho no olho”, em forma de cumprimento pessoal. Além de mais efetivo, será lembrado por mais tempo pela pessoa que o recebeu.  

Implemente tecnologias capazes de facilitar o trabalho Call centers especializados em cobrança sabem bem que essa é uma modalidade de serviço complicada em que, muitas vezes, a abordagem telefônica não surte em pagamento da dívida dos consumidores. Pensando que esse aspecto dificulta o cumprimento das metas estipuladas aos colaboradores, talvez seja interessante investir em soluções que diversifiquem o contato com os devedores. Em diversos cases, já demonstramos que uma mensagem, mais sutil, pode ser melhor. E o disparo dos SMSs é facilitado por alguns tipos de ferramentas desenvolvidas para gestão do call center – considere o investimento nesses suportes.  

Estimule a realização de campanhas pelo RH Campanhas motivacionais são sempre bem-vindas em ambientes de trabalho que costumam ser estressantes. Elas servem para manter baixos os níveis de absenteísmo e de turnover, além de garantir o alcance das metas de produtividade da operação nos índices traçados pelo planejamento. Os programas podem ter diferentes objetivos: integração, incentivo, premiação, além de atividades em datas especiais.   Contudo, antes de iniciar uma campanha, identifique o objetivo, estabeleça regras de participação e premiação claras, desafie a equipe e, principalmente, cumpra o que foi acordado. No seu call center, qual é o procedimento para motivar equipe de cobranças? Compartilhe o seu relato conosco pelos comentários. –


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