Como o conceito de humanização muda meu e-commerce?

02/10/2014 21:07

A partir do momento que se entende que um negócio virtual possui como base achar e atender uma necessidade específica do consumidor torna-se mais fácil aplicar o conceito de humanização na loja virtual.

O princípio de humanização vai além de, simplesmente, ter alguém na loja para atender um cliente, mas aplica-se na usabilidade, no respeito, na transparência, no conhecimento do público antes, durante e após a negociação.

Ok, até aqui muito bonito. Mas veja como, realmente, o conceito de humanização muda seu e-commerce:

Relacionamento. O conhecimento prévio do público-alvo permite ao lojista entender e oferecer na loja exatamente aquilo que suprirá a necessidade destes consumidores, em termos de produtos e experiência de compra. Diante dessa realidade, ingressar e investir em um relacionamento cliente-empresa renderá ótimos retornos em confiança e fidelização.

Contato. Tratando o cliente de forma humana, não como mais um número ou mais um consumidor qualquer, a relação é fortalecida. Falamos de interagir em mídias sociais, em ligação ou e-mail ao haver um abandono de carrinho, em oferecimento de desconto para compras recorrentes, em mensagens de parabenização em datas comemorativas, em contato pós-venda para saber o que achou do produto e da negociação. Isso é tornar seu e-commerce humano.

Transparência. Neste conceito, cabe a apresentação clara e objetiva da loja virtual e suas políticas de troca e devolução, descrição de produtos e serviços, prazos de entrega, cuidado com a embalagem do produto e inclusão de comentários e opiniões de outros clientes sobre determinado item. Como se não bastasse, a disponibilidade e o rápido retorno em mensagens e e-mails, especialmente, quando algo não sai como esperado, tornam sua loja transparente e próxima do consumidor.

Alguém pode questionar: diante de uma realidade de consumo acelerada, como vivemos hoje, ainda é possível fidelizar clientes, relacionar-se com ele? Sim! Ainda é possível conquistar o consumidor e tornar sua loja virtual uma “Love Mark” (marca de amor) para ele.

Para conquistar este patamar, claro, é preciso trilhar um caminho diferente do que os inúmeros empreendimentos espalhados web afora. Que tal apostar na humanização como caminho?

Pense nisso e sucesso!

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

 

FONTE E CRÉDITOS > E-COMMERCE NEWS em ecommercenews.com.br/artigos/cases/como-o-conceito-de-humanizacao-muda-meu-e-commerce

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br