Como o networking pode ser decisivo para as PMEs vencerem a crise?
Por Moises Bagagi, diretor administrativo e financeiro da M2BS, e sócio-diretor da Opportunity Consulting. É economista, com especialização em gestão financeira e planejamento tributário, com MBA em Finanças pela FIA/USP
Ter um bom networking é uma das vedetes no mundo dos negócios, atualmente. É o caminho mais rápido e seguro dos profissionais movimentarem suas carreiras, e das empresas fazerem bons negócios. Em tempos de crise, é fundamental ter um bom networking, seja entre pessoas ou entre empresas.
Hoje, as informações circulam com uma velocidade incrível. Nos últimos dez anos, a internet avançou tanto que ferramentas de busca e redes sociais estão inseridas na rotina profissional das pessoas.
Atualmente, uma dúvida com planilha eletrônica pode ser sanada em alguns segundos. Basta uma pesquisa na internet e a leitura – ou vídeo – com um pequeno tutorial, e o que antes era um problema chato, hoje, é só mais um pequeno obstáculo. As informações, contudo, sempre serão as principais forças motrizes da humanidade, já que, sem elas, nada evolui.
Os profissionais que atuam no mercado precisam se relacionar com diferentes pessoas, em diferentes níveis e com diversidade de expertise e atuação. Isso é uma rede de relacionamentos. Poderá e abrirá portas num futuro muito breve. Mas e as empresas? Da mesma forma que as pessoas, as empresas precisam se relacionar. A grande questão é: como fazer isso de maneira eficaz?
Nenhum executivo quer ver os segredos de sua companhia soltos no mercado. Ninguém quer dar uma brecha – por menor que seja – para seus concorrentes. Mas todos, e todos mesmo, precisam trocar informações. Isso é estratégico e potencializa o conhecimento, inclusive, do próprio negocio.
As empresas de capital aberto (S.A.) precisam divulgar suas informações financeiras e operacionais. Isso faz com que o mercado saiba o que está acontecendo dentro da organização. Essas empresas normalmente são muito grandes e com marcas, produtos e serviços muito expressivos no mercado. Logo, somado a isso, elas acumulam um poder de barganha muito maior do que suas concorrentes.
Mas e as empresas pequenas e médias? Simples: se não trocarem informações e não colaborarem umas com as outras, podem perder competitividade, e até afetar sua sobrevivência. O motivo é claro. As empresas pequenas têm menos influência nos mercados atuantes. Sendo assim, ficam com poucas opções de operar, seja pelo lado de seus fornecedores, clientes e até concorrentes.
Por isso, os empresários e executivos das empresas pequenas e médias precisam investir parte de seu tempo em fazer o networking empresarial. Não basta conhecer pessoas que possam te ajudar numa recolocação ou promoção profissional, mas conhecer e se relacionar com outros empresários e executivos que possam criar oportunidades de geração de negócios.
A colaboração entre os pequenos empresários ainda é muito pequena no Brasil. Mas para que um negócio seja sustentável, é preciso buscar parcerias. Se a empresa não tem bons parceiros, ela navega sozinha no oceano. Caso uma tempestade venha, não haverá quem a ajude. Não há uma defesa no sentido de abrir suas estratégias, mas sim de dividir suas experiências de maneira que possa abrir portas às pequenas e médias empresas que estão ocultas em relacionamentos ainda não desenvolvidos.
Em tempos de crise, os custos sobem e os clientes somem, deixando as empresas apreensivas quanto a seu futuro. Empresas que se relacionam bem umas com as outras conseguem se proteger nestes momentos, já que contam com relacionamentos fortes e relevantes, que serão os pilares para vencerem o mau humor do mercado.
Por isso, fazer bons relacionamentos é tão importante. Comece inscrevendo sua empresa em grupos de discussões diversos e de associações de classe. Ser presente e ter participação ativa gera relevância e cria oportunidades. Ser pró-ativo e colaborar com outras empresas é um passo importante. Um grande sozinho, ainda é grande. Mas vários pequenos juntos podem ser muito maiores.
Sobre a M2BS
A M2BS é uma cooperativa que reúne alguns dos melhores especialistas e consultores de diversas áreas. Seus associados têm a oportunidade de trocar experiências e indicações em um ambiente totalmente colaborativo e de confiança, trazendo possibilidades promissoras aos seus negócios.
Informações à imprensa - Flávia Ghiurghi - flaviavghiurghi@hotmail.com - (11) 9-9716-2800
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.