Como reduzir custos por meio de um ERP para a construção
Para acompanhar as transformações e sustentar as estratégias adotadas, as organizações passam a investir em sistemas de informações que exercem um papel fundamental no cumprimento de metas estabelecidas. Implementar uma solução adequada, como o Enterprise Resouce Planning (ERP), é um passo muito importante para a evolução da instituição.
Ao tomar a decisão de utilizar os sistemas ERP, as empresas esperam obter diversos benefícios. Entre eles estão principalmente à integração dos sistemas, que permite o controle da empresa como um todo, a atualização tecnológica, a redução de custos e a disposição de informação de qualidade em tempo real.
Por meio de um sistema único integrado, como o ERP, é possível para as grandes organizações reduzir custos de manutenção de inúmeros sistemas antigos e eliminar custos de transferências de informações de um sistema para outro. Mas seus principais ganhos, segundo Júlio Sanguini, Gestor Regional da Globaltec, empresa especializada em sistemas ERP para a Construção Civil, são obtidos pela redução de custos indiretos, relacionados à falta de coordenação entre as diversas atividades da empresa, tais como vendas, produção e suprimentos. Se o sistema tiver uma falta de coordenação isso acarreta problemas nas respostas às necess idades do cliente e resulta em problemas maiores do que o esperado.
"O empreendedor precisa entender que redução de custo não é apenas relacionado ao valor gasto pela empresa, mas também pelo seu tempo. A redução de custo incrementa também na disponibilização de processos administrativos e a geração de relatórios, proporcionando uma porção de indicadores que permitam avaliar o real desempenho do negócio e a atualização tecnológica", afirma Sanguini.
A redução de custos é uma nova ferramenta que traz benefícios, gera informações mais rápidas e precisas. Portanto, há ganhos diretos em todas as áreas, como resultado de um melhor controle. Toda a instituição leva a redução de custo de treinamento, e que o fato de que toda a operação da empresa está consolidada em apenas um sistema leva a redução de custos de operação tais como backup e controle de perfomance.
As empresas precisam desenvolver mais sua capacidade analítica, reconhecendo que é preciso fazer mais do que apenas coletar e armazenar dados para geração de relatórios. Com a utilização do ERP torna-se hábito fazer o uso eficiente dos dados, transformando-os em informação útil que leve ao conhecimento e aumento constantemente a inteligência empresarial, o que certamente trará fluidos para uma melhor tomada de decisão.
Sobre a Globaltec
Fundada em 1997, a Globaltec é uma empresa especializada em softwares de gestão de construtoras, incorporadoras e imobiliárias. Hoje, a empresa atende atualmente cerca de 700 empresas de todo o país através de sua sede em Goiânia e por meio de escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Cuiabá.
Estúdio de Comunicação:
Tel.: (11) 3848 6002
Site: www.estudiodecomunicacao..com.br
Bibiana Riedhorst - bibiana@estudiodecomunicacao.com.br
Renata Caro - renata@estudiodecomunicacao.com.br
Tatiana Santos - tatiana@estudiodecomunicacao.com.br
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.