Como se relacionar com o cliente no ambiente mobile?

09/05/2016 18:00

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Para Yuri Fiaschi, country manager da Infobip no Brasil, as estratégias para este canal devem ser muito bem elaboradas; entenda os principais desafios

O Brasil é bem avançado no quesito relacionamento com clientes e tem buscado, cada vez mais, fomentar novas tecnologias e investir em metodologias e novas formas de comunicação, que aprimorem a interação entre empresas e consumidores.

As redes sociais tiveram um importante papel na mudança da comunicação das empresas com o cliente, principalmente, no que se refere à obtenção de mais conhecimento sobre o público-alvo, já que para interagir de forma assertiva, é necessário alinhar suas ações às necessidades do cliente.

Outra forma de comunicação com o cliente relativamente nova no mercado é a feita via aplicativos móveis próprios da marca. Quando essa “febre” começou, muitos especialistas afirmavam que toda marca deveria ter seu próprio app e, ainda hoje, é possível ouvir executivos com essa opinião, bem como organizações mantendo essa estratégia.

No entanto, Yuri Fiaschi, country manager da Infobip no Brasil, ressalta que, ao analisar friamente o mercado relacionado ao uso de aplicativos (download e uso frequente), percebe-se que o número é assustadoramente baixo. “Sobretudo, entre os aplicativos de marcas”, diz Fiaschi.

Por isso, o executivo ressalta que ao definir estratégias mobile de relacionamento com o cliente é preciso responder algumas questões:

  • Qual o retorno esperado com o desenvolvimento deste aplicativo móvel?
  • O que a empresa espera alcançar com a criação deste aplicativo móvel?
  • Como você engajará o cliente, deixando-o interessado em ter e manter seu aplicativo?
  • Quanto será investido nessa estratégia?

“Refletir sobre essas questões, muitas vezes, faz com que as empresas repensem suas estratégias relacionadas a aplicativos móveis. Contudo, é fato que o celular se tornou a primeira tela das pessoas e, por isso, é fundamental utilizar esse canal para atingir seu público-alvo. Mas a estratégia para se relacionar com o cliente por este canal deve ser muito bem elaborada, tanto para ações de marketing, quanto para comunicação de serviços e soluções”, analisa , Yuri Fiaschi.

Por ter conhecimento global do mercado, já que atua em mais de 190 países, a Infobip vê em eventos como o Conarec “um instrumento de disseminação de conhecimento e das melhores práticas, inovações e tecnologias para líderes modernos”. “Hoje  precisamos tomar decisões inteligentes, rápidas e com foco no alcance de bons resultados”, complementa Fiaschi.

A Infobip é uma das patrocinadoras do Conarec 2016, o maior e mais importante evento sobre relacionamento com clientes, relações de consumo e inovação no serviço ao consumidor do mundo.

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