Confiança do brasileiro é uma das mais altas do mundo
Seg, 02 de Julho de 2012 15:23 Escrito por Redação
Isso faz com que o País esteja entre os seis países com os mais altos índices de confiança no mundo: Índia (123), Arábia Saudita (119), Indonésia (118), Filipinas (118) e China (110), na respectiva ordem.
“No Brasil, a confiança do consumidor permanece a níveis altos, refletindo o otimismo da população, particularmente em comparação a outros vizinhos latino-americanos”, explica Eduardo Ragasol, presidente da Nielsen Brasil.
Apesar do índice de confiança da América Latina ter permanecido inalterado, com 98 pontos, a região continua sendo a segunda mais confiante do mundo, perdendo apensas para Ásia-Pacífico. Além disso, os latinos também são os mais confiantes no quesito finanças pessoais, enquanto os asiáticos são os mais otimistas em relação às perspectivas de emprego, e os norte-americanos os mais positivos com suas intenções imediatas de gastos.
As maiores preocupações
No que se refere às preocupações dos latinos, a estabilidade de emprego lidera o ranking das seis maiores, com 18%. Economia, saúde, equilíbrio no trabalho e na vida, e a criminalidade são citados na sequência, com respectivamente: 11%, 8%, 11% e 9%. No Brasil, a maior preocupação é com o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal (16%), e com saúde (15%). A preocupação com a estabilidade de emprego aparece apenas depois, com apenas 9%.
Já com relação à forma como utilizam seus recursos excedentes, os latinos seguem com a preocupação de quitar dívidas e empréstimos (32%), porém com índices menores em comparação aos outros trimestres. A segunda maior preocupação é o investimento em poupança, com 31%. Mas o brasileiro, por sua vez, continua preocupado em quitar suas dívidas, com índice um pouco acima da média da região (34%), e tem como a segunda maior intenção de gasto o entretenimento fora de casa, com 33%.
“Os brasileiros estão confiantes na economia e têm uma percepção positiva de suas finanças. Entretanto, os consumidores agora estão mais preocupados em quitar dívidas e empréstimos adquiridos no passado recente. Por isso, provavelmente reduzirão seus gastos nos meses à frente, à medida que o consumo no Brasil está mudando e os consumidores estão mais cuidadosos com as compras – uma tendência que é suportada pelos insights de varejo da Nielsen que mostram uma queda nas vendas em volume e um aumento nas vendas em valor”, finaliza Eduardo.
A Pesquisa Global sobre Confiança do Consumidor e Intenções de Gastos da Nielsen, estabelecida em 2005, acompanha a confiança do consumidor, principais preocupações e intenções de gastos entre mais de 28.000 consumidores com acesso à internet em 56 países. Os níveis de confiança do consumidor acima e abaixo de uma base de 100 indicam os graus de otimismo e pessimismo, medidos no período entre 10 e 27 de fevereiro.
www.brweek.com.br/conteudo/512-confianca-do-brasileiro-e-uma-das-mais-altas-do-mundo-
Fonte e créditos: BR WEEK
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.