Confiança do consumidor paulistano volta a subir em abril

18/04/2012 18:48
Voltou a subir

O consumidor paulistano está um pouco mais confiante em abril ante março, é o que revela o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Neste mês, o indicador assinala leve alta de 0,3% e atinge 165 pontos frente aos 164,4 pontos apontados em março, em escala que varia de 0 a 200 pontos e demonstra otimismo quando acima dos 100 pontos.

 
Em abril, os dois indicadores que compõem o ICC apresentaram suaves altas em suas avaliações. O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede o grau de satisfação dos consumidores com o momento atual da economia, subiu 0,5% ao passar de 162,4 pontos em março para 163,2 pontos em abril. Nesse grupo, destaca-se o avanço de 2,8% na confiança dos consumidores com renda superior a 10 salários mínimos. Na direção contrária, o recorte com 35 anos ou mais indicou uma percepção negativa e assinalou queda de 1,6% no otimismo.
 
Já o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), grupo que mede a percepção futura dos consumidores, avançou 0,2% em abril, atingindo 166,2 pontos ante 165,8 pontos verificados em março. O destaque desta categoria está na assimetria verificada na classe de gêneros. Enquanto o público masculino apurou queda de 1,7%, o feminino teve impulso de 2,4% no mesmo período.
 
A Assessoria Técnica da FecomercioSP destaca que após a queda verificada no mês de março, a evolução favorável do ICC em abril reflete as melhoras na margem do cenário doméstico que impulsionaram positivamente a confiança do consumidor. O resultado deste mês demonstra que os paulistanos mantém uma percepção positiva em termos de confiança sustentada pelos elevados níveis de massa salarial e segurança em relação ao emprego.
 
Nota metodológica
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde 1994. Os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo. O objetivo da pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. 
 
Os dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.
 
A metodologia do ICC foi desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 90, a equipe econômica da Fecomercio adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.
 
 
 

Fonte e créditos: ADNews

 

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