Conheça seu público monitorando as redes sociais

08/10/2014 21:43

Hoje em dia, não se coloca mais em dúvida a importância que os ambientes virtuais têm para os negócios e para se descobrir o alcance que uma marca possui no mercado. E as redes sociais têm um papel muito relevante para que as empresas não só obtenham informações relevantes sobre seu público e concorrência, mas também para lançar as estratégias de mercado para o futuro. E um diagnóstico preciso de tantos fatores só será possível através do monitoramento do que está sendo publicado nas mídias sociais.

Acompanhe o que as pessoas pensam de verdade sobre sua marca

As ferramentas de monitoramento das redes sociais constituem um artifício bastante decisivo para que uma empresa determine seus rumos, porque possibilita conhecer o que seu público pensa a respeito de suas mercadorias e serviços, e também quais as formas de utilização de seus produtos. Nas redes sociais, essas informações estão distribuídas sob a forma de imagens, comentários, compartilhamentos e outras publicações, que as pessoas produzem de maneira espontânea, ou melhor, sem a pressão do preenchimento de uma pesquisa ou questionário. Dessa forma, as reações e discursos são mais fidedignas ao que seu público realmente pensa.

Melhore a comunicação com seus clientes

As redes sociais, além de um espaço de divulgação fantástico, são canais eficientes para que as empresas estabeleçam relacionamentos duradouros com seus clientes já fidelizados, os apreciadores da marca e mesmo para criar mais simpatia entre os clientes em potencial. Um controle de métricas como idade, sexo, localização geográfica, entre outras, permite que as interações estabelecidas sejam mais personalizadas e voltadas para segmentos mais precisos do seu público, o que pode garantir a sensação de exclusividade e distinção entre as pessoas atendidas.

Acompanhe o comportamento das outras marcas

Se sua empresa possui uma página nas redes sociais, é bem provável que seus concorrentes também estejam atuando nesses canais. Com um serviço de monitoramento de qualidade, será viável observar como elas se comportam diante das ações comerciais de sua marca, o que adotam como estratégias de mercado, e quais os erros cometidos ou problemas por que elas passam, de forma que você poderá aprender com essa análise o que seria vantajoso fazer ou não fazer na sua organização. A partir de uma apreciação crítica de tantas informações, você poderá adotar novas práticas ou mudar a maneira como interage com os clientes nas redes sociais.

É importante mencionar que, ainda que as pessoas não estejam se referindo à sua marca de forma direta, ou falando de um produto que sua empresa comercializa, elas podem estar expondo situações que dizem respeito à sua área de atuação ou atividade. Portanto, vale a pena monitorar os tópicos que estejam associados, em maior ou menor grau, à sua marca, artigos ou serviços. E é justamente para assegurar as análises mais aprofundadas de métricas diversas e com altíssima qualidade que entram em cena as ferramentas mais complexas e, por isso, pagas. Além de cumprirem a função de monitoramento, conseguem armazenar informações variadas e cruzar dados de diferentes redes sociais.

Escrito por Equipe Scup

 

FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em www.portalcallcenter.com.br/index.php/2014-05-26-17-59-55/90-news/4570-conheca-seu-publico-monitorando-as-redes-sociais

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