Conheça as regras da ABNT sobre móveis para call centers

21/04/2015 15:36

Em certas áreas de algumas empresas, como atendimento por telefone, suporte à distância ou telemarketing, a informação e interação entre empresa e cliente passam pelo Call Center. E por alguns procedimentos nesta categoria de serviço acabarem sendo repetitivos, é necessário o máximo de conforto para garantir maior concentração no trabalho.

 

Entretanto, muitas dessas empresas possuem escalas de trabalho diferentes para um mesmo local. Isso significa que pessoas diferentes, com medidas e especificações físicas diversas, usarão os mesmos equipamentos. Nesse caso, como proceder para oferecer conforto aos colaboradores da empresa?

Foi por isso que surgiu a aplicação de ergonomia em móveis. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determinou suas regras sobre ergonomia para os móveis utilizados em Call Centers. Confira a seguir:

Regras da ABNT para adequação de móveis

Uma das especificações da ABNT sobre a ergonomia dos móveis é que quando o trabalho for manual, sentado ou que exija que o operado fique em pé, é necessário que ele tenha a oportunidade de variar a postura. Esse ajuste deve ser fácil e resultar em espaço confortável para seus movimentos.

Bancada

A bancada sem material de consulta precisa ter a profundidade mínima de 75 centímetros, cuja medição deve ser feita à partir da borda frontal. A largura deve permitir que o operador tenha zonas de alcance manual que não passem de 65 centímetros de raio em cada lado, tendo como referência os ombros da pessoa na posição ideal para a tarefa.

Já a bancada que contém material para consulta precisa de, no mínimo, uma profundidade de 90 centímetros, contados a partir da borda frontal, com largura de 100 centímetros, e zona manual com alcance de no máximo 65 centímetros de raio em cada extremidade.

Esta superfície deve favorecer o confortável acesso e utilização de documentos. A superfície de trabalho deve ser arrematada com bordas arredondadas. Para regular a altura das superfícies de tarefa, o intervalo mínimo permitido é de 13 centímetros a partir da face superior, dando liberdade para o apoio dos pés no piso.

O apoio para o mouse precisa ser de preferência o mesmo usado para o teclado, tendo espaço suficiente para a movimentação e firmeza para sustentar o apoio do braço. Os joelhos devem ficar confortavelmente livres para a movimentação, tendo um espaço de 45 centímetros de profundidade no nível dos joelhos e, no nível dos pés, 70 centímetros a partir da borda frontal.

Assentos

Os assentos precisam estar apoiados sobre 5 pés com rodinhas com resistência para que não escorregue involuntariamente, garantindo também que o assento fique estável. O corpo deve ficar em contato com materiais que permitam a ventilação e perspiração, tendo a base com estofamento uma densidade entre 40 e 50 quilogramas por metro cúbico.

Para o encosto, a regulagem deve ser eficiente protegendo e moldando a região lombar. O apoio para os braços deve ser regulável até 25 centímetros acima do assento e não pode atrapalhar a aproximação entre a cadeira e a bancada de trabalho.

Se o operador não conseguir alcançar o piso, mesmo com as regulagens feitas, um apoio para os pés regulável deverá ser fornecido, compreendendo o comprimento das pernas e apoiando firmemente a plantas dos pés no chão, que deve ser de superfície antiderrapante.

Aplicando as regras

Essas regras aplicadas, dentre as outras referentes à comodidade do funcionário, trarão maior ergonomia ao local de trabalho e, consequentemente melhor saúde. Ganha o funcionário que exerce sua função com liberdade, bem como a empresa que multiplica seus índices de produtividade.

Ergonomia no trabalho é lei e, bons móveis fazem toda a diferença na busca por atingir as regras de Segurança do Trabalho. Um bom design de interiores pode além de formular um ambiente funcional, deixar seu espaço muito mais atraente e a empresa preparada para receber visitas, homenageando também os funcionários que nela trabalham.

FONTE E CRÉDITOS > WORK SOLUTION em www.worksolution.ws/conheca-regras-da-abnt-sobre-moveis-para-call-centers/

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br