Conquista da autonomia contribui para o desenvolvimento das pessoas com deficiência

15/07/2014 21:16

Entre os benefícios gerados pela independência está o aperfeiçoamento pessoal, profissional e social, além da melhora da autoestima. Especialista da Avape fala sobre o assunto

São Paulo, julho de 2014 - A falta de incentivo à autonomia pode ser um empecilho para o desenvolvimento das pessoas com deficiência. Neste sentido, a família desempenha um papel fundamental, pois os pais tem uma capacidade especial de visualizar todo o potencial de seus filhos, estimulando suas hab ilidades e competências, a despeito de eventuais limitações. Esta é avaliação da psicóloga Flávia Rego, que atua no Programa de Reabilitação da Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência.

De acordo com a especialista, a conquista da autonomia é importante para o desenvolvimento físico e psicológico das pessoas com deficiência e o sucesso neste processo depende da realidade de cada indivíduo. "Existem dificuldades que rondam o desenvolver da autonomia em algumas pessoas, em função da própria deficiência, seja ela física, intelectual ou sensorial. É preciso avaliar caso a caso, saber como foi realizada a reabilitação dessa pessoa, sua adaptação familiar, entre outras questões", diz Flávia.

"Cada pessoa com deficiência é única dentro do seu universo, ou seja, cada historia é uma historia, assim como o grau de autonomia e necessidade individual. Em alguns casos, o fato de a pessoa conseguir comer sozinha, já representa uma grande autonomia, em outros, a conquista é poder ir sozinho para o trabalho, por exemplo", completa a psicóloga.

Ainda segundo Flávia, quando uma pessoa com deficiência passa a ter consciência de suas próprias escolhas, e pode ter uma postura mais autônoma diante da vida, os ganhos psicológicos são muitos, como a autopercepção, a sensação de pertencimento social e a elevação da autoestima.

É o caso de Daiane Moura Julião, 19 anos, que, mesmo tendo sempre o apoio da família, desenvolveu a autonomia e as relações sociais quando teve a oportunidade de começar a trabalhar. Sua deficiência é conhecida como Mielomeningocele ou Mielo, uma alteração congênita na espinha dorsal.

Quando conheceu a Avape, Daiane teve a oportunidade de participar dos programas de capacitação, reabilitação e aprendizagem da instituição. Hoje, como jovem aprendiz da área administrativa da empresa Atlas Schindler, ela valoriza a experiência que teve na entidade como um passo de grande importância na sua vida, que permitiu que ela se tornasse uma pessoa mais independente e confiante.

"O apoio que recebi da minha mãe e a qualificação prestada pela Avape foram fundamentais para me motivar a ir em frente e superar obstáculos", comenta Daiane, que completou um ano na função e vai prestar vestibular para o curso de Administração. Além de trabalhar, ela gosta de fazer natação e já pratica a modalidade há três meses.

"A pessoa com deficiência incluída no mundo do trabalho passa perceber-se de forma positiva na sociedade, realizando suas próprias escolhas, assumindo o protagonismo de sua existência, e, na maioria das vezes, desmitificando o papel de coitado que historicamente a sua condição foi marcada na nossa sociedade", comenta Flávia.

"Quando se começa a trilhar este caminho, a pessoa com deficiência consegue imprimir seu papel de cidadão, como parte integrante da construção de sua comunidade. Ela passa a perceber a influência e a contribuição de sua atividade profissional para o desenvolvimento de seu entorno, e muitas vezes na mudança de condição social de sua família", complementa a psicóloga.

A autonomia está entre as 20 competências que são desenvolvidas pela Avape por meio de oficinas que simulam o ambiente de trabalho, além da participação dos usuários em grupos de orientação profissional, social e pessoal, e atendimentos individuais e familiares. O Programa de Capacitação Profissional oferece, por exemplo, um espaço de transição entre a dependência e independência, ou seja, a mudança da vida doméstica para a vida adulta, dispondo de ferramentas e metodologia própria.

Foco na pessoa com deficiência - Saiba mais sobre os objetivos dos programas oferecidos pela Avape

- Reabilitação Clinica: visa à habilitação e reabilitação clínica por meio da prevenção, do diagnóstico e tratamento.

- Reabilitação Profissional: o objetivo é preparar pessoas com deficiência (ou em situação de vulnerabilidade social) para o mundo do trabalho. Nas unidades, os jovens são avaliados conforme suas características, aptidões, interesses e habilidades, podendo experimentar, na prática, um ambiente que simula o contexto profissional.

- Capacitação Profissional: a Avape oferece cursos para que os participantes tenham as mais amplas condições de empregabilidade e competitividade. Com isso, ao tornar as pessoas economicamente ativas, possibilita um resgate da dignidade e cidadania, com melhoria da autoestima de cada um dos usuários.

- Aprendizagem: cria oportunidades de incluir jovens em situação de vulneralibilidade social, com ou sem deficiência no mundo do trabalho. Contemplando uma formação técnico-profissional, organizada em atividades teóricas e praticas para o jovem e representando a oportunidade das empresas exercerem sua responsabilidade social por meio da lei 1097/00.

- Inclusão Profissional: Tem por objetivo desenvolver o potencial humano, do ponto de vista profissional, e derrubar barreiras para que todos tenham seu lugar no mercado de trabalho. Para que isso seja possível, também são oferecidos serviços de consultoria e assessoria para empresas e organizações, desenvolvendo ações de educação corporativa, por meio de palestras e treinamentos, processos customizados de capacitação, identificação de talentos para exercer as diversas atividades da empresa, projetos de acessibilidade, identificação e análise de postos de trabalho. Busca-se, deste modo, preparar as pessoas e as empresas, atendendo as suas necessidades e fazendo com que a inclusão se torne algo natural e contínuo.

Sobre Avape
Fundada em 1982, a Avape é uma organização filantrópica de assistência social, que atua no atendimento e na defesa de direitos, oferecendo um trabalho completo que engloba o atendimento clínico, o desenvolvimento de competências para o convívio social, a reabilitação e capacitação profissional, além da inclusão no mundo do trabalho. Atende pessoas com todo o tipo de deficiência ou em situação de vulnerabilidade social, do recém-nascido ao idoso, promovendo as competências dessas pessoas visando à sua autonomia, segurança e dignidade para o exercício da cidadania. Em 2013, mais de 12 mil pessoas foram atendidas e, ao longo de sua trajetória, promoveu a inclusão de mais de 20 mil pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Saiba mais sobre o trabalho da Avape acessando: www.avape.org.br | Facebook: www.facebook.com/avape | Twitter: @Avape  YouTube:www.youtube.com/tvsentidos | MAPA - Movimento Avape pela Ação: www.avape.org.br/mapa

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Empresa: Avape
Site: www.avape.org.br
Twitter: @avape
Facebook: https://www.facebook.com/avape
Orkut: https://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10528978306421468208
Trama Comunicação - Tel: (11) 5080-9100 - www.tramaweb.com.br - Twitter: @trama

 

Jornalistas Responsáveis

Executiva de Atendimento: Adriana Veronez - adriana@tramaweb.com.br - (11) 5080-9104
Gerente de Atendimento: Ana Paula Teixeira - ana_paula@tramaweb.com.br - (11) 5080-9114  

Diretora de Atendimento: Helen Garcia - helen@tramaweb.com.br

Sobre a Trama
Há 18 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito d os clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br