Construtora CR Almeida centraliza cadastro de materiais com solução da Astrein

22/07/2013 20:26

 

Com o objetivo de desenvolver práticas de gestão que permitam melhor gerenciamento das compras e, consequentemente a redução nos custos em suas obras, a CR Almeida Engenharia de Obras, empresa do setor de construção e infraestrutura, contratou a Astrein, especializada em soluções e software para gestão de ativos, facilities e cadastro, para realizar a centralização e padronização dos itens do cadastro de materiais da companhia.

 

A CR Almeida buscava uma solução que centralizasse todas as informações e atendesse rapidamente as necessidades da empresa quanto a padronização técnica completa dos itens e a correta classificação fiscal de todos os materiais utilizadas em suas obras.

 

Rodrigo Manassés, gerente de apoio a Suprimentos da CR Almeida, conta que, antes do projeto com a Astrein, a empresa não tinha uma base de produtos padronizada no nível adequado as necessidades da área de suprimentos. “O cadastro de produtos anterior era restrito, genérico e sem um padrão de descrição compatível com o mercado, ou seja, a nomenclatura utilizada normalmente não auxiliava os compradores na especificação do que deveria ser adquirido. Em certos casos, havia também a duplicidade de itens de um mesmo produto”. Ele explica que outro problema enfrentado era a dificuldade no controle de estoque devido ao fato de que frequentemente um item genérico correspondia a mais de um produto, causando assim distorções nos preços médios.

                                    

O projeto foi iniciando em agosto de 2012 e concluído em maio de 2013. Neste período, a Astrein realizou um levantamento de todo o banco de dados da CR Almeida, identificando assim as principais necessidades. Com base no levantamento foi feita a implementação do software para a gestão de cadastro, a aquisição de uma base cadastral pronta com 15 mil itens, além da contratação dos serviços de governança, que garantirá a manutenção da base de dados ao longo do tempo.

 

A partir do início da implementação da Central de Cadastros a empresa já pode observar resultados como economia por compras mais assertivas, classificação fiscal adequada, melhor gestão da área de suprimentos, controle de compras e indicadores por obra, formação de base de itens confiável e disponível em outros idiomas. “Os principais benefícios foram a melhoria da comunicação das áreas solicitantes com o suprimento pela especificação de cada produto e a redução, e até mesmo a eliminação, dos erros existentes.”, explica Manassés.

 

Atualmente a solução é utilizada pelas áreas de suprimento, engenharia, propostas, gestão de equipamentos, controle de custos e contabilidade. No futuro, a empresa tem a intenção de ampliar a base de dados a aquisição de novos itens já padronizados e conjunto de produtos.

 

 

Sobre a Astrein

 

Com sede em São Paulo e mais de 20 anos de experiência, a Astrein atua no desenvolvimento de software, treinamento e serviços nas áreas de centrais de cadastro, gestão de ativos, gestão de facilities.

 

A empresa possui o software especialista Astrein que tem como objetivo reunir, em uma solução, todas as ferramentas necessárias para operação e gestão de processos, permitindo ganhos de produtividade, aumento do nível dos serviços, melhorias contínuas e redução de custos. Além disso, a Astrein também tem forte atuação no mercado de soluções de padronização técnica das descrições de materiais, serviços, fornecedores, clientes e classificação fiscal de itens (NCM e IPI%), dispõe de serviços relacionados a fim de viabilizar a completa adequação dos cadastros para atender as iniciativas como unificação de cadastros para implantação de ERPs, e-Procurement, Strategic Sourcing, Spend Analysis, além das adequações necessárias para atender às exigências do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e Nota fiscal eletrônica (NFe).

 

A Astrein atende empresas de grande e médio porte e conta com mais de 400 clientes.

 

 

Informações para a imprensa

Medialink Comunicação - Fone: (11) 3817-2131

Fernando Marchi, fernando.marchi@medialink.com.br

Thais Ferrite Ramos, thais.ferrite@medialink.com.br

Gracielle Silva, Gracielle.silva@medialink.com.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br