Consumidor minimiza força da rede social na hora de reclamar

12/04/2016 15:28

Uma pesquisa Boston Consulting Group, encomendada pela NICE Systems, apontou que as redes sociais não são as preferidas quando os consumidores dos EUA, Reino Unido, Holanda, França e Austrália desejam recorrer para obter atendimento. O atendimento ao cliente por meio de mídias sociais caiu em comparação com o resultado obtido há dois anos.

Além disso, o número de entrevistados que nunca utiliza ou a quem nunca é oferecida a opção de utilizar o atendimento ao cliente por meio de mídias sociais subiu de 58% em 2013 para 65% em 2015. As mídias sociais também foram o canal com o maior percentual de abandono, tanto em 2013 quanto em 2015, com o número passando de 32% para 42% durante esse período.

Entre as razões para não usar mídias sociais estão excesso de tempo para abordar os problemas (para 33%); limitação nas funcionalidades oferecidas (32%); e inviabilidade do canal para realizar tarefas complexas (30%).

Os consumidores residentes nos Estados Unidos norte-americanos são os que possuem expectativas mais baixas com relação ao atendimento ao cliente em comparação com outros países em 15 das 25 categorias analisadas. Já respondentes da Austrália e Europa consideram essencial o encaminhamento automático para o agente de atendimento mais adequado, juntamente com todas as informações do cliente, sem precisar serem transferidos várias vezes.

Com relação ao atendimento ao cliente, 51% dos entrevistados consideraram ter seus problemas resolvidos imediatamente fator principal para uma experiência perfeita, selecionado. Outros fatores importantes incluem que os representantes das empresas saibam o que os consumidores precisam e ofereçam uma solução imediata, além de estarem cientes de tudo o que os consumidores já fizeram através dos canais de autoatendimento disponíveis, evitando que sejam transferidos de um departamento para outro.

A pesquisa chamada de Relatório 2016 Consumer Experience Report da NICE/BCG concentrou-se nas interações de clientes com fornecedores de serviços financeiros, telecomunicações e seguros. Foram entrevistadas cerca de 1.700 pessoas de 18 a 65 anos nos países já citados.

 

FONTE E CRÉDITOS > CONVERGÊNCIA DIGITAL em convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42061&sid=16&utm_source=linkedin&utm_medium=social&utm_content=Oktopost-linkedin-profile&utm_campaign=Oktopost-CALA+Content

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