Contratação: como acertar?

29/06/2013 18:05

 

Gerente da AeC destaca valor de ter equipe de recrutamento com conhecimento sobre setor 28/06/2013 11:48
» Daniel Perdigão
Ter um processo de recrutamento e seleção muito bem organizado permite contratar o profissional com o perfil adequado. Como resultado, a empresa evita custos desnecessários com turn over, segundo Daniel Perdigão, gerente executivo de recursos humano da AeC. Mas como acertar na seleção? "O segredo é ter uma equipe qualificada com experiência e capacitação para identificar o perfil do operador. Um ponto importante é que essa equipe tenha conhecimentos do negócio de contact center, isso fará toda a diferença", revela o executivo. Em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br, ele conta como a AeC trabalha esse processo, além de revelas as vantagens e dificuldades.
 
Callcenter.inf.br - Como contratar o profissional certo?
Perdigão: O segredo é ter uma equipe de recrutamento e seleção qualificada com psicólogos formados e graduados, com experiência e capacitação para identificar o perfil do operador. Um ponto importante é que essa equipe tenha conhecimentos do negócio de contact center, isso fará toda a diferença, já que é um mercado cheio de particularidades e características próprias.
 
Que pontos são avaliados na contratação?
Avaliamos principalmente a capacidade de relacionamento. Saber se colocar no lugar do outro é fundamental. Detalhes como comunicação, boa dicção, capacidade de ouvir com bastante atenção também são levados em conta. Aplicamos uma série de testes de português, conhecimentos gerais, redação e informática. Mas não exigimos experiência anterior.
 
Qual a vantagem de contratar o profissional certo?
Primeiramente, ao contratar o profissional com o perfil adequado, estamos evitando custos desnecessários com turn over. Por isso, ressalto a importância de um processo de recrutamento e seleção muito bem organizado.
No setor de contact center precisamos de retorno financeiro a curto prazo, então não podemos correr riscos. Por isso, investir na capacitação desses profissionais com treinamentos práticos, teóricos e de comportamento logo nos primeiros três meses de contratação, pode fazer a diferença para se atingir um patamar de excelência mais rapidamente, impactando diretamente a qualidade do atendimento.
 
E há dificuldades? Quais são?
Hoje a nossa grande dificuldade é que a oferta está maior que a procura, estamos vivendo um momento de estabilidade econômica com baixa taxa de desemprego no País. Outro ponto de atenção é que precisamos de profissionais que tenham disponibilidade para horários flexíveis atuando em diferentes turnos, finais de semanas e feriados.
 
 

Fonte e créditos: Callcenter.inf.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br