Cresce o uso de SMS em operação de cobrança

01/10/2013 19:27

 

 

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Inclusão do SMS em operação de cobrança à estratégia da sua empresa pode ser uma forma mais eficaz, rápida e em conta de relembrar o débito dos clientes

Além das tradicionais chamadas telefônicas e envio de correspondências, surge como alternativa às empresas de cobrança o uso de SMS – mensagens de texto enviadas à aparelhos celulares. De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc) repercutidos pelo portal Mobile Time, só em 2013, 16 milhões de mensagens de texto de cobrança serão enviadas pelas empresas associadas ao Instituto. Os números divulgados pelo diretor-presidente do Igeoc, Egberto Blanco, também trouxeram um panorama do crescimento: em 2011 o mesmo grupo de empresas enviou 6,5 milhões de SMS em operação de cobrança.

Nesse cenário, o uso das mensagens de texto tem algumas vantagens. O primeiro aspecto diz respeito ao preço, que é 96% mais barato do que uma carta, por eliminar gastos com impressão, manuseio e postagem, por exemplo. A mensagem de texto também pode ser mais barata do que uma ligação, ao mesmo tempo em que dispensa a atuação de uma equipe para efetuar as chamadas. A alternativa de SMS em operação de cobrança é rápida – quase imediata – e abrangente. Além disso, trata-se de uma abordagem diferenciada, menos ostensiva e mais suave – é só um lembrete da dívida. Dessa forma, Egberto Blanco anunciou que as mensagens de texto são mais bem vistas e geram uma taxa de sucesso de 20 a 30% maior nas renegociações de dívidas.

No entanto, é necessário ter alguns cuidados para garantir a efetividade do envio de SMS em operação de cobrança. Deve-se ficar atento às possíveis mudanças nos números de telefone celular dos clientes. É normal que aconteçam trocas, principalmente entre os clientes pré-pagos. Por isso, use a primeira mensagem enviada para confirmar se aquele número é mesmo o da pessoa a ser contatada. Outra medida a ser levada em conta diz respeito ao conteúdo da mensagem: seja útil e respeitoso, apenas lembre o cliente do débito. Conforme noticiou o portal G1, recentemente uma empresa gaúcha foi processada por enviar um SMS de cobrança com conteúdo inapropriado. Nunca esqueça de checar se o telefone em questão está cadastrado em uma do not call list.

A partir desses benefícios e cuidados, o uso de SMS em operação de cobrança pode ser o meio suplementar de uma estratégia maior. As mensagens de texto podem derivar para envio de e-mail, correspondência, telefone e notificação judicial. Pense nelas como um suporte a sua estratégia.

Interessou-se pela possibilidade de envio de SMS em seu serviço de cobrança? Restou alguma dúvida. Compartilhe seu relato nos comentários.

 

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Fonte e créditos: BLOG TECLAN

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