Crie magia por meio da capacitação de pessoas

16/04/2015 13:56

Após a passagem do furacão Charley por Orlando em 2004, recebi uma carta de um alto executivo da companhia seguradora do Walt Disney World® Resort. Por coincidência, ele estivera no Yacht Club e no Beach Club Resort da Disney pouco antes do início da tempestade. Na carta, expressava sua admiração pela rapidez com que os Membros do Elenco haviam se organizado para realizar ações preventivas, como prender todas as coisas que ficavam soltas na propriedade. Ele disse que, a princípio, pensava ter detectado uma falha nas medidas de precaução - ninguém tinha amarrado as cadeiras e as mesas da varanda. No entanto, ao voltar para o quarto após o jantar, os móveis já estavam dentro do aposento com uma nota informando que seriam recolocados do lado de fora após a passagem do furacão. E para sua surpresa, uma das pessoas que estavam executando trabalhos braçais era Sam Pensula, gerente geral do hotel. Ele o vira entre os Membros do Elenco colocando sacos de areia na frente de algumas portas para evitar entrada de água no hotel. Segundo esse executivo, em todos os seus anos de trabalho na área de seguros, nunca tinha presenciado uma preparação tão cuidadosa para se enfrentar um desastre natural.

 Quando uma organização se sai tão bem em uma crise, é porque seus funcionários foram devidamente treinados. Cada um dos Membros do Elenco da Walt Disney World ensaiou muitas vezes o plano de ação para emergências e todos executam suas tarefas de forma impecável. Essa preparação rigorosa não só salvou vidas e protegeu o patrimônio da empresa como compensou e termos financeiros. Já na manhã seguinte á tempestade, abrimos os parques; além disso, os prejuízos não chegaram sequer á franquia do seguro.

Uma vez que os profissionais certos estão nos cargos certos, a tarefa do líder é lhes proporcionar tudo o que for necessário para que tenham um desempenho excelente. Meu filho, Daniel, me disse certa vez: "Pai, você não pode demitir seus filhos - precisa capacitá-los." Se os líderes aplicassem essa sabedoria ao gerenciamento de pessoas, veriam uma redução no número de profissionais que pedem demissão ou são dispensados. Assim como os bons pais, os bons líderes preparam os colaboradores para assumir responsabilidades oferecendo oportunidades de formação adequadas e expondo-os a experiências importantes para seu desenvolvimento.

Se você pensa que treinamento e desenvolvimento são tarefas exclusivas de recursos humanos ou de outro departamento e que você é ocupado demais para se preocupar com isso, talvez seja bom refletir sobro o significado de ser líder.

Lee Cockerell - foi vice-presidente executivo responsável pelas operações do Walt Disney World® por mais de 10 anos.

Este texto é do meu amigo Lee Cockerell, que foi vice presidente executivo responsável pelas operações do Walt Disney World resort por mais de 10 anos. Tive a oportunidade de conversar longamente com o Lee e aprendi muito com ele. E por que eu lhe conto isso?

Porque estaremos neste ano inovando e trazendo um novo evento firmando uma parceria que fizemos com a Alicia Matheson, uma das melhores facilitadoras do Disney Institute que já trouxemos ao Brasil e que hoje tem sua própria empresa após mais de 20 anos de Disney.

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Tenho certeza de que você gostará de participar desse dia prático, produtivo e, claro, divertido também (na Disney, fala-se em "entretrain", entretenimento com treinamento).

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Aguardamos você!

David Lederman - Presidente - Lederman Consulting & Education

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