CRM: A ponta do iceberg para sobrevivência das pequenas e médias
Seja qual for o seu negócio ou porte de sua empresa – micro, pequena, média e até grande - a interação com o cliente deve ser sempre prioridade
Antes de buscar aumentar cada vez mais sua carteira, é fundamental valorizar quem já faz parte dela. É o conhecido CRM, ou Gestão do Relacionamento com Cliente. E não digo que isso se limita a estar sentado, de frente para uma tela e ter as informações lá, à fácil acesso. Falo além. Está em saber particularidades, preferências, informações pessoais... tudo de forma organizada e que possam te aproximar cada vez mais dele.
A tecnologia deve servir como aliada para estar mais próxima, nunca para te afastar. E essa é a grande dificuldade quando falamos em CRM. No conceito! Gestão de Relacionamento com Cliente é a soma de tecnologia + comunicação + networking! Essa combinação dá certo!
As grandes empresas já estão com carteiras formadas e com um fator positivo importantíssimo: a marca. O mercado já conhece, as pessoas já conhecem e já sabem o que faz. Mas e as micro? E as pequenas? Não têm vez? Claro que sim!
Estamos falando para um mercado que já responde por mais de seis milhões de micro e pequenas empresas no país. Uma fatia de 99% do mercado, segundo dados divulgados pelo Sebrae. Ou seja: a maioria do nosso mercado é formada por empresas de pequeno porte! E pelo rumo que o empreendedorismo nacional anda, não vamos parar por aí.
É por isso que este é o momento de estar próximo do cliente. De ser, de fato, parceiro dele e assumir compromissos que talvez nem ele espere. Em conhecê-lo de forma que o surpreenda e com isso, você tenha sua imagem positiva divulgada aos quatro cantos!
CRM não é caro! Não é custo! É INVESTIMENTO!
Tenha certeza de uma coisa: é muito mais caro reconstruir sua carteira do que investir em soluções que garantam sua simpatia com o cliente! Afinal, como diria Philip Kotler, guru do marketing, “as empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas acham que os conhecem e as vencedoras se relacionam com eles”.
Olivio Quirino é executivo da Turing Sistemas, desenvolvedora e fornecedora de soluções para CRM e ERP
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.