CRM: A ponta do iceberg para sobrevivência das pequenas e médias

29/03/2013 12:01

 

Publicado em Mar 26, 2013 por Olivio Quirino

Seja qual for o seu negócio ou porte de sua empresa – micro, pequena, média e até grande - a interação com o cliente deve ser sempre prioridade

CRM: A ponta do iceberg para sobrevivência das pequenas e médias

 

Antes de buscar aumentar cada vez mais sua carteira, é fundamental valorizar quem já faz parte dela. É o conhecido CRM, ou Gestão do Relacionamento com Cliente. E não digo que isso se limita a estar sentado, de frente para uma tela e ter as informações lá, à fácil acesso. Falo além. Está em saber particularidades, preferências, informações pessoais... tudo de forma organizada e que possam te aproximar cada vez mais dele.

A tecnologia deve servir como aliada para estar mais próxima, nunca para te afastar. E essa é a grande dificuldade quando falamos em CRM. No conceito! Gestão de Relacionamento com Cliente é a soma de tecnologia + comunicação + networking! Essa combinação dá certo!

As grandes empresas já estão com carteiras formadas e com um fator positivo importantíssimo: a marca. O mercado já conhece, as pessoas já conhecem e já sabem o que faz. Mas e as micro? E as pequenas? Não têm vez? Claro que sim!
Estamos falando para um mercado que já responde por mais de seis milhões de micro e pequenas empresas no país. Uma fatia de 99% do mercado, segundo dados divulgados pelo Sebrae. Ou seja: a maioria do nosso mercado é formada por empresas de pequeno porte! E pelo rumo que o empreendedorismo nacional anda, não vamos parar por aí.

É por isso que este é o momento de estar próximo do cliente. De ser, de fato, parceiro dele e assumir compromissos que talvez nem ele espere. Em conhecê-lo de forma que o surpreenda e com isso, você tenha sua imagem positiva divulgada aos quatro cantos!

CRM não é caro! Não é custo! É INVESTIMENTO!      
Tenha certeza de uma coisa: é muito mais caro reconstruir sua carteira do que investir em soluções que garantam sua simpatia com o cliente! Afinal, como diria Philip Kotler, guru do marketing, “as empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas acham que os conhecem e as vencedoras se relacionam com eles”.

Olivio Quirino é executivo da Turing Sistemas, desenvolvedora e fornecedora de soluções para CRM e ERP

 
 
Fonte e créditos: Portal Call Center

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