De mãos dadas com o colaborador e o cliente
- Publicado em Quarta, 30 Julho 2014 17:53
- Escrito por Patrícia Joaquim
Para alcançar novos patamares no quesito competitividade, Mercadinho São Luiz investe na capacitação e benefícios aos colaboradores
A equação parece simples: investimento e treinamento para o funcionário que resulta em satisfação e, por consequência, melhor atendimento ao cliente. Mas os meandros deste percurso não são tão fáceis quanto parecem. O relato de Severino Ramalho Neto, diretor-presidente do Mercadinhos São Luiz, comprovam a atenção que se deve ter com o quadro de colaboradores. “Só quando começamos a participar do Great Place to Work (GPTW) é que percebemos que apesar de oferecermos benefícios para os funcionários, a percepção dele era ruim, porque ele nos avaliava pelo chefe que o liderava, e nem sempre a experiência era positiva”, revela Severino, durante o painel “De dentro para fora: como reinventar a experiência dos colaboradores pode redimensionar a experiência dos clientes”.
De acordo com o executivo, a companhia passou a dar mais atenção ao funcionário e entender melhor o que ele precisava. Assim, criou uma política consistente de gestão de carreira. “Eu mesma comecei como empacotador. Todos os nossos empacotadores tem a obrigação de, em dois anos, ir para outra área e ir crescendo dentro da empresa”, relata.
Outra ação tomada pelo varejista, foi preparar sua equipe, em uma decisão junto ao sindicato, de colocar a operação dos caixas em um trabalho 12 por 36. “Com isso, conquistamos um padrão de atendimento e horário primoroso. Para competir com grandes companhias do segmento que chegaram, temos como diferencial o atendimento padrão, inclusive aos domingos”, aponta.
Ruy Shiozawa, CEO da GPTW, lembra que o setor varejista no Brasil emprega, atualmente, 7 milhões de pessoas e uma das grandes questões para o setor é a rotatividade. “Há estudos que indicam que uma, a cada duas pessoas contratadas, vão embora em um ano. Isso gera um custo enorme para as empresas”, diz ao afirmar que empresas que constroem planos para estarem próximas de seus colaboradores tem este risco amplamente reduzido. “Há uma correlação forte em melhorar o ambiente interno e o nível de satisfação do cliente quando feito de maneira comprometida”, recomenda Shiozawa. No Mercadinho São Luiz, esta situação foi resolvida com o oferecimento de treinamento e capacitação do funcionário, além do já citado plano de carreira.
Com mais de 40 anos no mercado, o Mercadinho São Luiz, fatura cerca R$ 400 milhões, conta com 1,670 funcionários, está no 37 lugar do ranking do GPTW e possui como foco os clientes da classe A e B, da região Nordeste.
* Imagem | Loja do Shopping Cariri/Notícias de Juá
AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS > BR WEEK em brweek.com.br/index.php/noticias/903-de-maos-dadas-com-o-colaborador-e-o-cliente
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.