Defesa do Consumidor vai investigar atuação Oi, TIM e Claro

22/12/2012 16:38

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados vai realizar auditoria em operadoras de telefonia com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU). A intenção é averiguar os casos de má qualidade de atendimento e serviço das operadoras Oi, TIM e Claro. A Proposta de Fiscalização e Controle (PFC 95/12), do deputado César Halum (PSD-TO), foi aprovada pela comissão.

O autor lembrou que as sanções aplicadas recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atingiram apenas três das principais empresas de telefonia móvel no Brasil: Oi, TIM e Claro, impedindo de forma temporária a comercialização de novos acessos e exigindo a apresentação de planos de investimentos e de melhoria por parte das empresas.

“Se, de um lado, as operadoras e entidades do setor demonstram ‘surpresa’ ou manifestam críticas por ter a Anatel tomado medidas mais fortes contras as mesmas, o que se percebe na outra ponta, especialmente a partir de reclamações dos consumidores, é justamente uma grande queda nos índices de qualidade”, afirmou Halum.

Abrangência limitada

O relator, deputado José Chaves (PTB-PE), apresentou parecer pela implementação da proposta, limitando a sua abrangência. Originalmente, o pedido para auditoria se estendia a todas as operadoras de telefonia. De acordo com o parecer aprovado, serão convocados somente diretores das empresas TIM, Oi e Claro.

“Os problemas do sistema telefônico nacional podem ser originários de falhas da agência responsável pela fiscalização dos serviços de telecomunicações, Anatel, assim como do não cumprimento de metas estabelecidas por parte das concessionárias junto à União, por intermédio da agência”, disse o relator.

Ele propôs um plano de execução simplificado para identificar as causas dos problemas nas operadoras de serviços telefônicos, como realização de audiência pública com as autoridades envolvidas com a questão; e a apresentação e votação do relatório final. As informações são da Agência Câmara.

 

www.tiinside.com.br/14/12/2012/defesa-do-consumidor-vai-investigar-atuacao-oi-tim-e-claro/ti/317079/news.aspx?__akacao=1187611&__akcnt=3917f47a&__akvkey=dde9&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=TI+INSIDE+Online+-+15%2F12%2F2012+00%3A07

Fonte e créditos: TI INSIDE

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br