Desde janeiro, Procon-SP recebe mais de cinco mil queixas sobre telefonia móvel
O órgão, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, atendeu 5.713 reclamações ou pedido de orientação sobre problemas com telefone celular. A empresa Claro lidera o ranking das empresas que mais geraram demanda à Fundação Procon-SP, seguida pela TIM, OI , Vivo e Nextel.
Empresas mais reclamadas |
Número de queixas |
|
1º |
CLARO |
1984 |
2º |
TIM |
1385 |
3º |
OI |
996 |
4º |
VIVO |
842 |
5º |
NEXTEL |
506 |
Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o grande problema ainda é a ineficiência do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas. “Infelizmente este ainda é um gargalo não só no setor de telefonia. As empresas precisam investir mais no atendimento ao consumidor de forma efetiva, dando solução aos problemas de forma fácil e rápida”.
O diretor explica que na fase preliminar do atendimento, quando o Procon-SP procura as empresas reclamadas, o índice de solução dos casos chega a 85%.
Os principais problemas registrados são cobrança indevida (como por exemplo a alteração de planos pré para pós-pago sem anuência do consumidor ou cobrança de pacote de dados ou serviços de entretenimento não solicitados, além da dificuldade de fazer o cancelamento); e serviços não fornecidos (funcionamento precário, falhas de conexão, inoperância ou queda de sinal frequente, além da velocidade dos serviços de internet abaixo da contratada).
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital)
Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local. Telefone: 0800-772-3633.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.
Por fax: (11) 3824-0717.
Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp.
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial.
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog https://educaproconsp.blogspot.com.
19/6/2012
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
Bernadete de Aquino
Coordenadora de Comunicação
11 8660-2703 / 3824-7277
Glauber Ribeiro
11 3824-7301
Rosi Palma
11 3824-6967
Ricardo Lima Camilo
11 3824-7279
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.