Desmotivação no trabalho: hora de mudar de área ou de emprego?

12/01/2012 11:30

Especialista explica como lidar com a desmotivação, evitar que ela contamine o profissional e alterar quadros considerados e potencializar a carreira

Desmotivação no trabalho: hora de mudar de área ou de emprego?

 

Poucas perspectivas de crescimento, baixos salários e desentendimentos com chefe. Estes são alguns fatores que podem levar à desmotivação no trabalho - problema que afeta a carreira e o desempenho de muitos profissionais. Para a coach executiva Daniela do Lago, a melhor solução é analisar o motivo da insatisfação antes de optar por resolver a situação com atitudes nem sempre bem planejadas como a mudança de área dentro da empresa ou a partida para uma nova proposta de trabalho.

De acordo com Daniela, a motivação não vem dos outros. “muitas pessoas têm problemas em identificar situações de desmotivação no trabalho. Em muitos casos, acabam buscando culpados, entre eles, o chefe. “O bom chefe deve gerar o estímulo correto para que seus funcionários tenham “motivo para ação”, mas a verdade é que ele não poderá fazer nada por ninguém. A motivação vem de dentro e, portanto, o único responsável por ela é o próprio profissional” – destaca Daniela.

Insatisfação
Identificar se os valores do colaborador estão alinhados com os da empresa pode ser uma saída para eliminar a insfatisfação no trabalho. Somente quando valores e ações estão alinhados, é possível alcaçar integridade: “ os valores são parâmetros para decidirmos o que é importante ou não em nossas vidas. Portanto, eles são fundamentais para definir as escolhas diárias de cada um”.

Outra dica importante é pensar no futuro da carreira e ter perspectiva. “Quando não se sabe qual o destino da viagem, não há razão para seguir a caminhada. Isso geralmente acontece quando o profissional pensa no emprego e não na carreira. Quando se pensa em emprego, em trabalho, no cotidiano, no dia-a-dia, você tem a sensação de "curto prazo". Para definir seu objetivo de vida, saiba o que o sucesso representa para você. Afinal de contas, o que motiva seu colega com certeza é diferente do que motivará você” – completa Daniela.

Hora de mudar
Toda mudança é bem vinda, mas a reflexão é fundamental para optar por ela. Se após refletir sobre suas atividades, o funcionário decidir que é o momento de procurar outro emprego, a dica é buscar vagas em agências, jornais, site entre outros.

É importante definir a área de atuação e conhecer detalhes sobre ela para não se arrepender mais tarde. “Manter o network sempre atualizado, se empenhar para atuar em algo que realmente goste e ter a noção da empregabilidade de sua função no mercado são outros passos que não podem ficar de lado” – orienta a especialista.

 

 

www.portalcallcenter.com.br/seu-espaco/variedades/desmotivacao-no-trabalho-hora-de-mudar-de-area-ou-de-emprego

Fonte e créditos: Portal Call Center

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br