Dicas de compras pela internet garantem segurança do consumidor
Comprar pela internet é uma facilidade à qual cada vez mais pessoas tem aderido. Poder adquirir um produto com apenas alguns cliques e recebê-lo no aconchego do lar evita longas filas, lojas lotadas e economiza muita sola de sapato.
Mas mesmo com toda a comodidade proporcionada pelo e-commerce, alguns cuidados podem evitar que o consumidor seja vítima de fraudes e aproveite plenamente o conforto de comprar sem sair de casa. Para isso, o coordenador do Curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Rio Branco e doutor em Engenharia Eletrônica e Microeletrônica pela Universidade de São Paulo, Alexandre Hashimoto, separou algumas dicas que podem fazer toda a diferença.
1. Tenha um bom antivírus e sistemas de firewall e spyware (softwares de segurança na internet) instalados no computador atualizados, a pessoa precisa ter o hábito de fazer varredura (passar os softwares de segurança) na máquina pelo menos uma vez por semana antes de comprar pela internet.
2. Compre em sites que algum amigo seu já tenha comprado e não teve problemas de entrega ou produto
3. Em sua primeira compra , faça a compra de produtos de valores baixos e evite usar a compra online pela primeira vez em uma situação de emergência
4. Escolha a forma de pagamento tipo Paypal ou pagseguro ( é a melhor forma de pagar na rede e mais segura) caso não possua esta conta o Cartão de créditopassa a ser uma opção mas se puder usar o paypal ou pagseguro faça é melhor e evite boleto ou deposito em conta corrente, a não ser que já tenha utilizado desta forma antes neste site de compras.
5. Ao receber as encomendas pelo correio, não assine o recebimento se o produto estiver amassado, quebrado ou não for o produto que encomendou, devolva ao entregador e especifique o motivo do não recebimento.
6. Ao fazer a compra pela internet lembre-se que esta comprando pela rede por comodidade e não por que é mais barato, caso contrario você poderá estar caindo em um golpe.
7. Ao receber o produto verifique a existência da nota fiscal descriminando o produto e no caso de produtos de comunicação se possui o IMEI caso contrario perderá a garantia
8. Ao acessar o site da empresa de compra verificar os certificados de segurança clicando na imagem do cadeado ou em propriedades da pagina
9. Evite entrar no site de compra por intermédio de um link de um e-mail, procure digitar o endereço na barra de endereços
10. Caso faça suas compras em sites de vendedores autônomos, verifique a pontuação do mesmo e sempre tenha paciência para ler os pontos negativos e positivos do comprador. E sempre peça a nota fiscal para ter garantia e certeza da procedência do produto.
consumidormoderno.uol.com.br/consumo/dicas-de-compras-pela-internet-garantem-seguranca-do-consumidor
Fonte e créditos: Consumidor Moderno
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.