Dificuldades de uma multinacional no Brasil

25/10/2014 13:44

Escrito por Valdir Antonelli

Para uma empresa como a Genesys, atuar no Brasil, um dos maiores mercados para soluções voltadas para o setor de contact center no mundo, é algo natural e necessário. Não estar no País, significaria virar as costas para diversas oportunidades de crescimento e faturamento. Ainda mais quando percebemos que somos uma nação ainda carente de serviços e produtos, principalmente os tecnológicos.
Para Darlene Delfino, diretora financeira da Genesys, além dessa carência, que é onde estão as oportunidades, o Brasil também tem como característica problemas, diversos problemas.

“Esses problemas não se limitam apenas à tão criticada burocracia, especialmente das entidades governamentais”, explica a executiva. “Mas também à falta de infraestrutura e dificuldades logísticas, que complicam a vida das empresas locais. Nosso maior desafio, entretanto, continua sendo a complexidade na área tributária. Sem um bom planejamento nessa área, um excelente ‘business case’ pode sair bem diferente do esperado”.

imagem multinacionais fator

As exigências contábeis e fiscais também se destacam negativamente para as empresas que estão acostumadas com sistemas mais simples de fiscalização e controle. “O Brasil é pródigo em criar controles e obrigações que, muitas vezes, não agregam valor, mas se tornam indispensáveis. Um grande exemplo é a emissão da nota fiscal para todo o tipo de movimentação. Quem vem para o Brasil tem de estar preparado para enfrentar essa burocracia administrativa, bem como alterações frequentes da legislação. Isso faz com que as empresas tenham que adaptar seus processos fiscais e financeiros para poder sobreviver”.

Mas quem pensa que as empresas de tecnologia, por atuarem em um setor em que a logística não é tão importante, não passam por dificuldades, saiba que está totalmente enganado. “Não temos as questões logísticas, o que já alivia bastante a operação, mas mesmo esses negócios estão sujeitos a regras e obrigações acessórias que são bem peculiares. As normas contábeis brasileiras, embora estejam cada vez mais alinhadas às normas internacionais, ainda possuem questões bem específicas e que demandam cuidado e atenção constantes”, afirma Darlene.

Por outro lado, a dinâmica particular dos negócios no Brasil também contribuem para o desenvolvimento interno das companhias. “O mercado local exige que os produtos sejam nacionalizados. Tivemos, então, que ‘criar’ uma Genesys brasileira, desafiando a companhia a aceitar exceções e a trabalhar em um ambiente adverso. Esses desafios acabam tornando a empresa mais ágil e flexível, beneficiando as demais subsidiárias pelo mundo”.

Exatamente por isso, os planos para o futuro no País são bem claros. Expansão. “A Genesys Brasil segue a tendência global de expansão, tanto através de crescimento orgânico como por aquisições. Apesar das duas aquisições realizadas nos dois últimos anos [LM Sistemas, em 2012, e Voran, em 2013, e a criação da Genesys Prime], não descartamos a possibilidade de novas expansões por esse modelo, desde que complementem ou enriqueçam o portfólio oferecido”, completa.

 

FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em portalcallcenter.com.br/index.php/2014-05-26-18-14-11/4638-dificuldades-de-uma-multinacional-no-brasil

 

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