Discadores preditivos perdem espaço para adaptativos?

21/06/2013 22:43

 

Publicado em Jun 21, 2013 por Redação

Mudança gera redução de custos e aumento de produtividade nos contact centers. Novo formato consiste em adequar a quantidade de chamadas por PA

Discadores preditivos perdem espaço para adaptativos?

 

Quem já não se aborreceu por atender ao telefone e de repente ficar falando sozinho?  Essa é uma situação presente nos dias de hoje em razão do grande número de campanhas ativas dentro dos contact centers. Um grande problema é que isso gera custos desnecessários, uma vez que a ligação foi completada, aumenta o nível de ociosidade dos agentes, já que as chamadas não são encaminhadas, além de proporcionar um baixo índice de sucesso das campanhas e influenciar o desempenho de um modo geral do call center.

A questão que se coloca é o cuidado com os custos e com os impactos na produtividade caso esteja usando um discador preditivo que apresente alto índice de chamadas “derrubadas”. A grande maioria elimina apenas as ligações que não atendem, as ocupadas e as que apresentam algum tipo de falha, bem como consideram apenas a quantidade de atendentes disponíveis, em trabalho e o tempo médio de operação para promover os ajustes na discagem.

Por esse motivo, esses discadores vêm perdendo espaço para o discador adaptativo. Este novo discador consiste em adequar a quantidade de chamadas por PA’s disponíveis de acordo com a efetividade do mailing, isso de modo dinâmico e imediato, evitando que clientes fiquem aguardando na linha e, caso não tenha alguém para atendê-lo, que a ligação seja derrubada. O sistema ainda vai além na detecção de ligações  improdutivas, checando mensagens de operadoras, caixa postal, fax e áudio ruim, além de filtrar sinal de ocupado, falhas em ligações e chamadas que não atendem, levando até o agente somente a ligação produtiva. Também detecta e transfere a ligação em menos tempo, consequentemente, diminuindo os custos com telefonia, a segunda maior despesa de uma empresa de contact center.

“Além de fazer o mesmo que um discador preditivo, nossa ferramenta ainda avalia a qualidade efetiva do “mailing” que está em operação, a quantidade de agentes que entram ou saem de pausa imediatamente, a quantidade de chamadas atendidas e em espera nas operações mistas de atendimento ativo e receptivo, gerando as devidas priorizações e avaliando a capacidade e níveis de atendimento das operadoras conectadas ao sistemas. Ou seja, reduzimos o número de chamadas abandonadas, o custo com telefonia e ainda aumentamos a produtividade dos agentes e consequente sucesso das campanhas”, explica Alexandre Azzoni, sócio proprietário da CallFlex.

Um dos principais clientes da CallFlex, a Services Cobranças já conta com essa solução. “Através de um piloto realizado em uma de nossas carteiras comprovamos o diferencial e conseguimos subir de uma média de 3h30 de tempo efetivo falado, para 4h50. Houve 40% de aumento comparado à plataforma anterior. Como se não bastasse, ainda reduzimos o custo de telefonia. Hoje falamos mais e pagamos menos por isso”, conta J. Alceu, sócio diretor da Services.

 

portalcallcenter.consumidormoderno.uol.com.br/tecnologia/novidades/discadores-preditivos-perdem-espaco-para-adaptativos-1/view

Fonte e créditos: Portal Call Center

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br