E-commerce: até obituário é fonte para cibercriminosos

10/04/2012 20:43

Especialista da Serasa Experian lista as práticas mais comuns dos bandidos da rede

Obituários publicados em jornais, operadores de call centers, falsas pesquisas de opinião, serviços temporários em casas noturnas.... A criatividade dos bandidos que roubam dados na rede não tem limites. São vários os meios utilizados por eles para obter informações de inocentes para comprar produtos e serviços na internet.
 

Celso Pinto, gerente de fraudes da Serasa Experian, lista as práticas mais comuns utilizadas pelos criminosos para conseguir dados:
 

- o acesso a documentos roubados ou perdidos, onde constam RG e CPF

- o aluguel de CPFs de pessoas carentes do interior do Brasil

- fingem se passar por pesquisadores de institutos renomados para obter informações

- obituários: eles utilizam dados da pessoa que morreu para fazer compras na rede

- aliciamento de operadores de call center para conseguir dados em troca de propinas

- serviços temporários em bares: como bartenders, ficam amigos de consumidores e conseguem informações como local onde moram, além do número do cartão de crédito

- redes sociais: as informações estão disponíveis facilmente

- se passam por prestadores de serviço e confirmam dados por telefone
 

Negócio vantajoso


Em todo o mundo, os cibercrimes movimentam US$ 114 bilhões. Na Inglaterra, esse tipo de crime movimentou 4,4 bilhões de libras (R$ 12 bilhões) em 2011; nos Estados Unidos foram US$ 8,6 bilhões (R$ 15 bilhões). No Brasil, a cifra ainda é pequena, de R$ 300 milhões. Mas a tendência é aumentar.
 

“Com os bancos fechando o cerco para fraudes de cartões, a tendência é haver uma migração desses crimes para a internet”, revela Pinto, que palestrou sobre o assunto na última quinta-feira (29/03), em evento da Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop).
 

Com o número do cartão em mãos, os fraudadores podem comprar diversos produtos via internet. Não é a toa que a web tem despertado o interesse dos bandidos virtuais. O varejo on-line brasileiro deve faturar R$ 23 bilhões em 2012, uma alta de 25% em um ano. Em 2011, a internet verde-amarela encerrou com 32 milhões de e-consumidores.
 

Como identificar um potencial criminoso?


Observando o comportamento do usuário. Se antes, aquela pessoa comprava uma vez ao mês em seu site e passou a comprar diariamente, há algo suspeito no ar. Acompanhar isso é importante, segundo Pinto, ocasiona à empresa proprietária do site perda de rentabilidade, perda física de bens e de reputação da marca.

 

www.portalnovarejo.com.br/destaque/destaques/fraudes-no-e-commerce-ate-obituario-e-fonte-para-cibercriminosos

Fonte e créditos: Portal NOVAREJO

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br