Empresa de call center vai indenizar quatro grávidas em R$ 663 mil por assédio moral
SÃO PAULO - Quatro mulheres grávidas, funcionárias de uma empresa de call center em Campinas, devem receber indenização de R$ 663 mil por assédio moral. O dinheiro será dividido igualmente entre elas. A Justiça determinou que o valor total deve ser custeado por três empresas.
Além da empresa de call center, uma fabricante de coméstico e uma empresa de telefonia que se utilizavam dos serviços foram correponsabilizadas pelo crime, e, por isso, terão que contribuir com o pagamento da indenização.
Leia também: Consumidor que perdeu visão com explosão de garrafa será indenizado em Minas
A empresa, de acordo com o Ministério Público, manteve as grávidas no local de trabalho sem passar a elas qualquer tipo de serviço.
Fiscais do trabalho gravaram imagens de como estavam as quatro funcionárias. (EPTV: Veja o vídeo). Registradas como teleoperadoras, elas tinham sido afastadas das funções por reclamações de clientes.
O juiz da 10ª vara do Trabalho de Campinas, Josué Cecato, julgou procedente o pedido feito pelo Ministério Público do Trabalho contra a empresa de call center da cidade e determinou ainda que as empresas não podem mais manter qualquer trabalhador no ambiente sem que seja para exercer alguma atividade.
A pena, no caso de descumprirem o item, é uma multa de R$ 50 mil por dia. Está proibido também utilizar meio de punição que não esteja previsto na lei. A multa diária prevista tem o mesmo valor. Além disso, as empresas não podem mais permitir qualquer prática de discriminação a gestantes ou funcionários que estejam cumprindo aviso prévio.
oglobo.globo.com/pais/empresa-de-call-center-vai-indenizar-quatro-gravidas-em-663-mil-por-assedio-moral-2951495
Fonte e créditos: O Globo
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.