Empresas apostam no atendimento via Whatsapp
O Facebook anunciou que planeja investir em projetos que permitam interação B2C (business-to-consumer) via WhatsApp. Com mais de 800 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo, o comunicador instantâneo oferecerá uma nova forma de interação entre as marcas e seus clientes. No Brasil, algumas empresas já fazem do WhatsApp uma ferramenta para oferecer mais rapidez e praticidade no atendimento aos seus clientes.
O GetNinjas, plataforma para cotação e contratação de diversos profissionais, passou a utilizar o WhatsApp há cerca de um ano, devido a solicitações de clientes, que queriam uma maneira mais rápida de enviar comprovantes de pagamentos à empresa e até mesmo tirar dúvidas.
Além de mais praticidade, a adoção da ferramenta, de acordo com Eduardo L'Hotellier, CEO da empresa, proporcionou uma interação maior com os usuários da plataforma e melhorou o tempo de resposta do setor de atendimento, registrando um aumento de 30% no número de clientes atendidos.
A Bidu.com.br, corretora de seguros automotivos, também incluiu o aplicativo em seus canais de atendimento a partir de uma demanda dos próprios clientes. A empresa adquiriu um tablet e um número exclusivo para que os profissionais do setor realizem o atendimento de forma mais organizada.
Maurício Antunes, diretor de marketing da empresa, aponta que o principal diferencial é a velocidade na comunicação. "Ao passo que um e-mail pode levar dias para ser respondido, o WhatsApp torna-se muito útil para confirmação de informações e, até mesmo, agendamento de vistorias dos veículos para o mesmo dia", explica o executivo.
Já no caso da payleven, pioneira no setor de pagamentos móveis, a ferramenta passou a ser utilizada a partir de uma percepção da própria empresa. Muitos usuários apresentavam dificuldades ou falta de tempo para incluir no website ou em páginas de cadastro a documentação necessária para adquirir o leitor Chip&Senha fornecido pela companhia. Dessa maneira, a payleven passou a disponibilizar o atendimento via WhatsApp, para receber e tirar possíveis dúvidas dos clientes em relação aos documentos.
De acordo com Adriana Barbosa, diretora-geral e fundadora da payleven Brasil, a ferramenta possibilita uma redução no tempo médio de aprovação de um pedido e, consequentemente, maior conversão de clientes. "O canal proporciona benefícios aos nossos clientes e seus consumidores, já que eles podem entrar em contato com as empresas de forma mais rápida e cômoda, em um canal que estão muito mais familiarizados", finaliza.
FONTE E CRÉDITOS > TI INSIDE em convergecom.com.br/tiinside/webinside/estrategia/20/05/2015/empresas-apostam-no-atendimento-via-whatsapp/?noticiario=WI&__akacao=2404371&__akcnt=3917f47a&__akvkey=e95e&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=TI+INSIDE+Online+-+WEBINSIDE+-+21%2F05%2F2015+06%3A59#.VWNysVJr3wY
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.