Entraves para evolução

09/04/2014 21:11

 

Mercado brasileiro de call center ainda precisa avançar nas novas tecnologias 09/04/2014 12:18

» Fernando Lujan
 
Seja por receio em relação ao novo ou mesmo por questões de custo, o mercado nacional de call center ainda está atrás de outros mercados na adoção de novas tendências tecnológicas. A avaliação é do diretor de TI da Total IP, Fernando Lujan, que não vê as operações brasileiras à frente de outros países na adoção de nenhuma tecnologia. Como exemplo, ele cita as soluções de reconhecimento de voz, que reduz custos e cria uma interação muito mais amigável com o cliente. "O mercado de call center em outros países já investe pesadamente nessa ferramenta, enquanto os call centers daqui ainda não", comenta.
 
Ele explica que a adoção dessa tecnologia envolve primeiro a criação do reconhecimento adequado para o português do Brasil. "Hoje a maioria das ferramentas está apta ao espanhol e ao inglês, deixando o mercado (português) do Brasil de lado." Lujan pontua também que as empresas brasileiras ainda olham para essa tecnologia com um pouco de receio. "E enxergam esse investimento como um grande custo, porque o custo de tais ferramentas é alto", completa.
 
Além das soluções de reconhecimento de voz, o diretor de TI da Total IP coloca que o mercado brasileiro está atrasado no uso de canais SIP. "Também estamos atrás no serviço em nuvem, ou seja de call center em nuvem. Uma tendência forte lá fora, mas que aqui no Brasil não conseguimos evoluir por causa da infraestrutura", finaliza.

 

AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS: CALLCENTER.INF.BR em www.callcenter.inf.br/tecnologia/53649/entraves-para-evolucao/ler.aspx

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br