Escolha do Data Center deve ser criteriosa

19/08/2011 23:16

São Paulo, 17 de agosto de 2011  A escolha do Data Center é um desafio para qualquer organização, pois é nele que se concentram informações, dados e projetos relevantes. Mais do que financeira, a decisão de terceirizar um Data Center se tornou estratégica, já que os espaços físicos das empresas estão ficando cada vez mais disputados. A modernização da infraestrutura de usuários, a sua capacidade da organização e de se tornar o mais flexível possível faz com que o usuário não fique mais alocado dentro de uma infraestrutura física fixa. E a tecnologia permite que todas as informações sejam acessadas remotamente, de qualquer lugar.

Mas antes de contratar o serviço, alguns pontos devem ser observados. A quantidade de dados relevantes guardados e arquivados em um mesmo lugar exige que o local deve ser, no mínimo, seguro. Além da credibilidade e dos padrões de segurança do mercado, a empresa contratante deve avaliar também a infraestrutura para evitar danos e perdas, ressalta o assessor de segurança corporativa da Algar Tecnologia, Emerson Ribeiro.

Segundo Emerson, deve-se sempre observar a capacidade da empresa de fornecer serviços agregados como, por exemplo, suporte técnico especializado, contratos com fornecedores de sistemas como SAP e Oracle e sistemas de monitoramento e armazenamento como EMC. Também devem ser pontos de atenção se a organização possui procedimentos claros e testados para lidar com situações críticas como ataques e crises e sua Política de Segurança, onde estão definidas as regras rígidas de guarda e manutenção das informações. É necessário checar se a empresa possui certificações que atestam a capacidade como a ISO27001, ISO20000, SAS-70. E não é apenas a infraestrutura que deve ser avaliada, mas também o time de suporte e suas especializações, sua maturidade e experiência e os sistemas de gestão adotados.

A participação do cliente no ato da contratação, conforme Emerson, também é importante. Normalmente os aplicativos, sistemas e bancos de dados são desenvolvidos pelo próprio cliente. Nesse caso, a empresa só atuaria com a autorização dele. É preciso informar as necessidades no momento do contrato para que o objetivo dele seja alcançado”, disse. Então, a organização deve definir uma matriz de critérios de avaliação e seleção de um Data Center, que vão além da economia financeira e traduzam a estratégia da organização e de apoio nos projetos futuros de crescimento.

Dicas para uma escolha eficiente e segura do seu Data Center:

  • Verifique se todas as normas e regulamentações previstas para manter a segurança são aplicadas;
  • Avalie se a empresa possui todas as práticas para corrigir eventuais inconsistências que possam surgir;
  • Cheque a procedência e a credibilidade da empresa;
  • Peça informações sobre certificações e reconhecimentos do mercado;
  • Faça uma auditoria da infraestrutura do local e das máquinas.
     

Sobre a Algar Tecnologia

Com mais de 11 mil profissionais, a Algar Tecnologia atua no mercado corporativo  há mais de 12 anos, oferecendo soluções em tecnologia para processos de negócio, por meio de Business Process Outsourcing (BPO), Tecnologia da Informação (TI), Telecom e Consultoria.

Em BPO, são mais de 6 mil posições de trabalho para operações de Cobrança - com foco em Recuperação de Crédito -, SAC, Televendas, Back-office de negócios e Gexp  Gestão da Experiência do Cliente. Em TI, a empresa oferece Serviços de Infraestrutura com 3 Data Centers, estrategicamente localizados, que servem a todo o Brasil e exterior, sendo  2 em Uberlândia e 1 em Campinas. Completa ainda o portfólio de TI Serviços Gerenciados, composto por Service Desk e Gestão de ativos de TI e Fábrica de Software. Em Consultoria, a empresa utiliza a sua experiência de mais de uma década em processos de negócios para criar projetos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Com uma carteira de clientes mais de 200 corporações de expressão nacional e internacional, representantes do mais alto nível dos segmentos de saúde, educação, indústria, utilities, mídia e entretenimento, financeiro e governo, a Algar Tecnologia atua nas principais cidades do Brasil.

 
Sobre o Grupo Algar

O nome Algar vem das iniciais do seu fundador, Alexandrino Garcia, que em 1954 construiu a Algar Telecom, empresa de serviços de telefonia. A atuação da Algar hoje se estende para todo o Brasil nas áreas de TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo. Com faturamento de cerca de R$ 3,2 bilhões em 2009, o Grupo Algar possui aproximadamente 17 mil associados.
 

Mais informações | FSB Comunicações - 11 3165.9596
Marcella Reis  (34) 9202-3283
marcella.reis@fsb.com.br

Rebecca Belmonte
rebecca.belmonte@fsb.com.br

Cintia Beck
cintia.beck@fsb.com.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br