Escolha do Mailing vs. Sucesso da Campanha

23/01/2015 17:09

Essencial em praticamente todas as empresas de call center, o mailing list, ou lista de contatos, é um item valioso no sucesso de suas campanhas e merece ser trabalhado com atenção.
No entanto, existem alguns pontos que devem ser considerados cuidadosamente, e muitas vezes acabam sendo esquecidos pela empresa. Estes pontos são: planejamento, criação do mailing e acompanhamento.  

Planejamento
Uma escolha adequada de mailing interfere diretamente no sucesso da sua operação. Todo operador de call center sabe muito bem como é a reação de um cliente que não deseja ou não espera uma ligação de sua empresa. Este tipo de reação, quando multiplicada, pode desmotivar sua equipe inteira.
É importante usar listas opt-in (ou seja, que já usam seus produtos / serviços ou se cadastraram em seu site e/ou redes sociais e aceitaram receber seus contatos), ou então de parceiros com listas opt-in que permitam o contato de empresas similares.
Além disso, é essencial atentar-se ao Blacklist do Procon. Empresas que fazem ligações para números inseridos na lista de bloqueio do Procon estão sujeitas a multas administrativas, calculadas de acordo com o artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor.
 
Criação do mailing
Você pode criar seu mailing de diversas formas: captando através de seu site, blog e redes sociais; reunindo informações de pessoas que utilizam ou já demonstraram interesse em seu produto/serviço; realizando promoções e concursos culturais; através de parceiros comerciais… as maneiras são múltiplas, cada qual com vantagens e custos específicos.
O mailing em si deve ser composto de nome, telefone, endereço, aniversário, CPF e qualquer outra informação necessária para aumentar seu conhecimento sobre o público-alvo que deseja atingir. A acuracidade dos dados aumenta a sua produtividade e o melhor uso das informações.
Um único mailing pode ser utilizado em várias ações de marketing, como e-mail, mala direta e telemarketing, entre outros. Essas informações devem estar de acordo com seu planejamento, o que elimina contatos aleatórios que não tem interesse em seu produto ou serviço, ou até mesmo os que já sabem reproduzir seu discurso.
 
Acompanhamento
Supervisionar sua operação através de monitoramento ao vivo e análise de relatórios é essencial para mensurar adequadamente o retorno obtido com sua lista de contatos. Toda e qualquer informação coletada durante o atendimento se converterá em dados que enriquecem ainda mais a sua base. Essa prática facilita a criação de ações para captação e/ou fidelização de clientes.
Contudo, sempre existirão clientes que irão solicitar o não recebimento de informações, promoções ou qualquer tipo de contato de sua empresa. Estes devem ser excluídos permanentemente de suas listas, respeitando a vontade do cliente e evitando problemas posteriores.
Outro passo importantíssimo é a higienização das suas listas, que consiste em remover números inexistentes e contatos que solicitaram a remoção, corrigir dados errados e prefixos incorretos. Essa limpeza evita o retrabalho e desperdício de tempo com ligações indesejadas.
A qualidade de sua empresa é mais visível quando é demonstrado eficiência, profissionalismo, transparência e integridade desde o primeiro contato com o cliente. Com um atendimento personalizado e ético, você transforma a sua Central de Atendimento em uma verdadeira Central de Relacionamento.

Fonte e créditos: Callix em https://www.callix.com.br/?utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Fevereiro+2014 &utm_source=RD+Station#!Escolha-do-Mailing-vs-Sucesso-da-Campanha/c1z4l/43A4F23A- 90CC-4BA9-80B6-BAF1AD9A0AE8 

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