eSocial – Não precisamos temer

06/10/2013 14:40

 

Por Alex Marin

 

Empregadores de todos os setores estão na expectativa da implantação de um novo modelo de relacionamento e de troca de dados com o Fisco no que diz respeito a informações trabalhistas, o eSocial, que trilha os mesmos caminhos dos demais projetos do SPED – NF-e, Contábil, Fiscal e Contribuições, respectivamente nesta ordem.

Junto a esta sensação de ansiedade, vem uma avalanche de dúvidas e informações do meio especializado. Os envolvidos e consumidores destes canais e seus conteúdos precisam tomar cuidado e realizar um filtro criterioso sobre o que é uma informação útil, marketing de terrorismo ou, simplesmente, fumaça.

Com a propagação das mídias sociais e a facilidade de publicar e indexar informações na rede, consumimos e compartilhamos conteúdos, opiniões e pareceres que, muitas veze, não têm o intuito de esclarecer ou enriquecer a discussão, mas sim, de vender produtos e serviços através do terrorismo e da retórica corporativa. Expressões que remetem a um verdadeiro apocalipse fiscal acuam e hipnotizam os envolvidos mais desavisados.

Não que qualquer projeto desta magnitude seja tranquilo. Temos vários interessados: empresas, fornecedores de software, consultores, auditores, pessoas, órgãos competentes etc. Mas precisamos contemporizar e estabelecer uma linha de trabalho que realmente venha a contribuir para melhorias das relações entre Fisco e empresa. Ocorre que muitos dos que aproveitam do momento de incertezas para vender produtos e serviços não contam com o suporte de uma ferramenta, uma metodologia ou uma instituição com conhecimento e experiência suficientes para entregar algum tipo de valor.

O modelo adotado para o eSocial é uma evolução da arquitetura tecnológica da consagrada Nota Fiscal eletrônica, o que minimiza os riscos e trás na bagagem de quem participou de projetos passados lições aprendidas importantes. Além dos requisitos funcionais e de negócio (leiaute, eventos, campos, regras de validação, entre outros), é preciso que as empresas conheçam e envolvam os times de Tecnologia da Informação, pois o modelo de troca de informações envolve conceitos avançados de arquitetura. O quanto o software é robusto, escalável, estável, seguro e performático dependem fortemente da forma como ele foi desenhado.

Uma vez mitigado os riscos, tendo a participação efetiva de todos os envolvidos, contratando produtos e serviços de empresas sérias e com experiência no assunto, certamente o eSocial irá galgar o mesmo sucesso da Nota Fiscal eletrônica, ajudando o Fisco a cumprir seu papel para que façamos o nosso País mais competitivo.

 

Alex Marin Silva é Gerente de Produto da Divisão de Aplicativos da Sonda IT, integradora que provê soluções de tecnologia de ponta a ponta, e está envolvido no projeto do eSocial.

 

 

Sobre a Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br)

No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com seis mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais, que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de quatro divisões de negócios: Serviços de TI, SAP, Plataformas e Aplicativos.

Atendendo de ponta a ponta às necessidades de TI de uma empresa, a Sonda IT é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções que compõem um amplo leque de produtos e serviços integrados.

Através de sua Divisão de Serviços de TI, a companhia detém uma oferta que vai do Data Center e Cloud Empresarial, passando pelo ITO (Information Technology Outsourcing), Full Outsourcing e Projetos de Integração.

Em sua Divisão SAP, a companhia é considerada líder em projetos da tecnologia alemã há mais de 18 anos e está preparada para conduzir implementações em qualquer nível de complexidade ou porte, sendo a maior parceira homologada em vendas de licença SAP e projetos concluídos, assim como é especializada em BPO (Business Process Outsourcing) da tecnologia SAP.

A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através de suas ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua Divisão de Plataformas.

No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela Divisão de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços de governança e complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.

 

Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com)

Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais, segundo a IDC (Internacional Data Corporation).

Com ampla estrutura, que contempla 62 escritórios, a Sonda reúne o maior portfólio de ofertas de Tecnologia da Informação do mercado, o que permite atender de ponta a ponta todas as demanda de TI das empresas. Com mais de 12 mil colaboradores, a Sonda mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina e conta com uma capitalização de mais de US$ 3 bilhões. A companhia negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).

 

Informações para imprensa - IMAGE Comunicação - Fone: (11) 5072-9960

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br