Estudo: análise de dados melhora a performance de vendas das companhias
São Paulo, setembro de 2015 – Estudo global feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) e patrocinado pela Qlik, líder em Visual Analytics, aponta que a análise de dados melhora a performance de vendas das companhias. De acordo com a pesquisa, 97% das empresas que se declararam boas em executar seus objetivos de vendas têm acesso aos seus dados em tempo real. Destas, 3 em cada 5 disseram acessar relatórios de vendas uma ou mais vezes por dia.
O estudo, realizado com 550 líderes de vendas globais, confirma que o desempenho de vendas é uma prioridade quase universal para as empresas. Quase 80% apontam a gestão dessa performance como ponto “tão importante” ou “muito mais importante” do que outros objetivos de negócios. Ao mesmo tempo, porém, apenas 25% dos pesquisados são "muito bons" em executar os objetivos de vendas. Dados insuficientes ou má qualidade são as principais barreiras, apontadas por 27%.
Outro ponto importante é com relação ao uso das informações pelas pessoas estratégicas. Cerca de 30% das empresas que disseram ser "muito boas" em executar os objetivos de vendas também informaram que os dados de análise de vendas são amplamente utilizados por seus executivos de nível C – como CEO, CFO, entre outros, contra 19% de outras empresas.
A pesquisa também revelou que investimentos em iniciativas de formação e coaching em parceria com ferramentas de análise de dados permitem às equipes de vendas produzir relatórios mensuráveis. Líderes de vendas treinados e com acesso às informações se veem mais fortes que a concorrência em termos de crescimento de receita, rentabilidade e market share. Por exemplo, 42% das empresas que afirmaram ser "muito boas" em executar seus objetivos de vendas disseram que são muito mais fortes do que os concorrentes em termos de crescimento da receita, contra 11% de outras organizações.
No que diz respeito às características mais importantes de aplicativos de análise de dados de vendas, os pesquisados apontaram a precisão das informações (53%) e a capacidade da plataforma de integrar-se a diversos sistemas (38%) como as mais importantes. No entanto, estas também foram mais citadas como as principais limitações de seus sistemas atuais por mais de 30% dos inquiridos.
O relatório completo pode ser encontrado em:
https://www.economistinsights.com/leadership-talent-education/analysis/unique-selling-points. Além disso, um dashboard sobre a pesquisa, desenvolvido na ferramenta de data discovery Qlik Sense, está disponível em:
https://demos.qlik.com/demos/economist/index.html#intro.
Sobre o estudo
Unique selling points: Separating sales leaders from the pack é um relatório da Economist Intelligence Unit. O report, patrocinado pela Qlik, baseia-se em uma pesquisa global com 550 executivos de vendas sênior, pesquisa documental e entrevistas com especialistas para examinar a forma como as empresas gerenciam o processo de vendas e se o uso da tecnologia torna-as mais eficazes na venda. As questões foram orientadas a altos executivos de vendas em empresas de médio a grande porte. Em uma base por país, a maior proporção (13%) dos entrevistados era dos Estados Unidos, com o restante dividido igualmente entre vários mercados europeus e asiáticos. Pouco mais da metade (51%) dos inquiridos teve receitas anuais de US$ 500 milhões ou mais.
Sobre a Economist Intelligence Unit
A Economist Intelligence Unit (EIU) é líder mundial em pesquisa, previsão e análise econômica e empresarial. Ela fornece inteligência precisa e imparcial para empresas, agências governamentais, instituições financeiras e organizações acadêmicas em todo o mundo, inspirando os líderes de negócios desde 1946.
Os produtos da EIU incluem seu serviço de Relatórios do País, fornecendo uma análise política e económica para 195 países, e uma carteira de dados baseados em assinatura e serviços de previsão.
Sobre a Qlik
A Qlik é líder em visual analytics. Seu portfólio de produtos atende às crescentes necessidades dos clientes a partir de relatórios e análises de dados self-service, bem como análises guiadas e personalizadas. Cerca de 36 mil clientes confiam nas soluções Qlik para dar significado às informações de diversas fontes e explorar as relações entre os dados que geram boas ideias. Com sede em Radnor, Pensilvânia, a Qlik possui escritórios em todo o mundo e conta com mais de 1700 parceiros em mais de 100 países.
Informações para a imprensa sobre a Qlik: RMA Comunicação
Adriana Leme (adriana.leme@rmacomunicacao.com.br) – (11) 2244 – 5934
Bárbara Trevisan (barbara.trevisan@rmacomunicacao.com.br) – (11) 2244 – 5983
Olívia Nercessian (olivia.nercessian@rmacomunicacao.com.br) – (11) 2244 – 5992
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.