Febraban sugere a isenção de encargos ao consumidor durante a greve dos Correios
SÃO PAULO – A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomendou que as instituições financeiras procurem as prefeituras, empresas concessionárias de serviços públicos (água, luz, telefone e gás) e os cedentes de boletos de cobranças para obter isenção ao consumidor de encargos para recebimento das faturas e boletos de cobranças vencidos,, durante a greve dos Correios.
Segundo a Febraban, somente estas entidades podem isentar a cobrança dos encargos. Já para os boletos dos própios bancos que tenham vencido no período da greve dos funcionários dos Correios, a orientação é para que seja dispensada a cobrança de atualização monetária, juros e encargos.
A Febraban também recomenda que o consumidor utilize o DDA (Débito Direto Autorizado), um serviço bancários disponível desde 2009, que elimina a necessidade do boleto impresso. O serviço pode ser acessado eletronicamente pelos consumidores, sem o risco de extravio da correspondência a alteração dos dados.
Recomendações do Procon
Segundo o Procon –SP, as empresas que enviam as cobranças por meio de correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor (internet, fax, sede da empresa, depósito bancário entre outras) e ainda divulgar amplamente as alternativas disponíveis.
A fundação recomenda aos consumidores que sabem a data de vencimento de suas contas a entrarem em contato com a empresa, para solicitarem outra opção para efetuar o pagamento, antes do vencimento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos e cancelamentos.
Para os consumidores que contrataram serviços dos Correios e estes não forem prestados na forma contratada, cabe questionamento para eventual ressarcimento ou abatimento do valor pago. Se não houver solução, o consumidor deve procurar um órgão de defesa do consumidor. Já nos casos que envolvam dano moral, é possível discutir a questão na Justiça.
Fonte: InfoMoney - 20/09/2011
Fonte e créditos: Endividado.com
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.