FONOAUDIOLOGIA ATUANDO NA COMUNICAÇÃO PARA A ASCENSÃO NA CARREIRA

05/03/2013 21:44

 

A competência comunicativa é definitivamente a habilidade essencial para o sucesso na carreira no mundo corporativo

 

Nos processos seletivos a forma como os candidatos se comunicam é avaliada como habilidade essencial para quase todos os cargos em empresas, além de ser um fator decisivo para a ascensão na carreira.

 

Estima-se que 1/3 da população mundial seja constituída de profissionais da comunicação (Vilkman, 2004). Além dos cantores, atores, locutores, e dos professores, e operadores de telesserviços, necessitam da comunicação como recurso profissional às secretárias, os profissionais de gestão de pessoas, gerentes, diretores, líderes de equipe, vendedores, executivos.

 

As empresas mudaram nesses últimos 20 anos e hoje praticam o alinhamento horizontal: a gestão é compartilhada, há espaço para ouvir seus colaboradores, e torna-se cada vez mais necessário que todos na empresa participem com opiniões, posicionamentos, expressão de ideias. No mundo corporativo contemporâneo não há mais espaço para informações desencontradas, não claras, incompletas, ou redundantes.

 

O mundo está rápido, as informações chegam a cada toque do computador e a assimilação dessas informações e a forma de passá-las a frente deve ser clara e objetiva. Não há tempo a perder com o ”telefone-sem-fio”.

 

E as empresas sabem que perdem quando a comunicação não acontece de modo equilibrado. Em 2010 a Project Management Institute Brasil (PMI) realizou um estudo com 300 empresas de grande porte e constatou em 76% dessas empresas que tiveram seus projetos fracassados o motivo principal foram às falhas de comunicação. Em cerca de 46% dos empreendimentos o investimento foi de 1 a 10 milhões de reais no setor de projetos. O problema maior estava relacionado ao modo como a comunicação era trabalhada por seus lideres e gestores.

 

Além dos custos diretos do fracasso de um projeto, são imensuráveis as perdas financeiras pelo tempo gasto com informações incompletas ou com desentendimentos pela forma como os líderes conduzem suas equipes. E por isso as empresas investem nos treinamentos de suas equipes ou em consultorias individuais aplicados por fonoaudiólogos sobre comunicação assertiva, comunicação profissional e expressividade na interação com clientes internos e externos.

 

Para termos sucesso nas relações profissionais que envolvem a comunicação e, por consequência, sermos bem avaliados ampliando as chances de ascensão na carreira, alguns cuidados com a comunicação são essenciais:

  1. Cada um de nós tem seu estilo de comunicador - mas este deve ser adaptado ao contexto, ao interlocutor, ao assunto. É essencial termos flexibilidade, transformando nosso estilo para a necessidade do momento, favorecendo a aproximação.
  2. Escutar para entender é o primeiro passo para se comunicar bem – somente solucionamos adequadamente as problemáticas que se apresentam em nossas relações profissionais e pessoais se escutamos atentamente todas as informações, dados, fatos. Mas não basta escutar, é necessário buscar também entender o seu interlocutor, acolhe-lo e ter empatia.
  3. Faça perguntas que promovam a reflexão, demonstrando interesse genuíno na busca de mais informações.
  4. Mas não fique apenas nos questionamentos – Também ofereça solução para as problemáticas que se apresentam no seu dia-a-dia.
  5. Mantenha uma posição positiva frente a vida – ninguém quer manter um relacionamento duradouro com quem vê apenas os problemas em tudo que se apresenta.
  6. Seja assertivo – lide com a verdade, expressando-se com segurança e clareza, mas sem agredir ao outro.
  7. Combine o conteúdo da informação com a expressividade da voz – É a voz a responsável por transmitir a informação emotiva dos fatos e, portanto, acreditamos mais nas informações transmitidas pelas variações melódicas, do que nas palavras.
  8. Respeite as regras de etiqueta de cada ambiente social e corporativo – além da cordialidade necessária na comunicação, existem regras nos ambientes que frequentamos e, melhor avaliados seremos quanto mais respeitarmos tais regras.
  9. Module sua voz, seus gestos e seu olhar no ambiente profissional – exageros estão relacionados a situações de intimidade e de liberdade, o que não é bem visto no trabalho.
  10. Somos avaliados por nossa cultura e compreensão do mundo, mas somos rejeitados quando não incluímos os ouvintes nos diálogos. Portanto, escolha o vocabulário e a estrutura das frases pertinentes para cada situação e interlocutor – dependendo dos seus ouvintes palavras difíceis apenas impõem distância e dificultam a interação.
  11.  Mas lembre-se que nenhum bom comunicador chega longo com discursos vazios. É necessário buscar conhecimento sobre assuntos específicos do seu trabalho, mas também diversificado sobre o mundo e a atualidade.

 

Fonoaudióloga, Ana Elisa Moreira-Ferreira, Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br