Forecast – A importância da precisão

23/01/2015 19:57

março 10, 2013

A assertividade do Forecast é tão importante como planejamento dos recursos. Forecast ou Previsão, é a “formalização do que se pretende que aconteça no futuro” “(…) é uma declaração de intenção de que aconteça”. (SLACK et al., 1997, p. 320).

Em todas as operaççoes, seja Inbound, Outbound ou BackOffice, é necessário prever o volume ou a demanda futura.

Esse Forecast que norteará todos os passos futuros da empresa: Recursos, tecnologia, SLA’s…etc.

Em uma realidade cada vez mais tecnológica, as ferramentas de WorkForce Management realizam esta importante etapa do trabalho, no entanto, cabe aos profissionais técnicos analisar as previsões corrigi-las de acordo com sua experiência ou feeling.

Vamos demonstrar um modelo bem simples para se efetuar previsões de chamadas. Partiremos do modelo mensal, que pode ser aplicado até os momentos de intevalo por intervalo.

O excel, proporciona uma formula capaz de realizar previsões. Esta fórmula chamada de TENDÊNCIA é umas das mais simples para se fazer previsão. Retorna valores em uma tendência linear. Ajusta uma linha (usando o método de quadrados mínimos) às matrizes de valores conhecidos e retorna os valores para a matriz de novos valores que você especificar. Como será feito isso?

Primeiramente vamos dispor nossos dados (mensais) em uma coluna. Imaginemos que nossos dados se refiram a 2012, todas as chamadas recebidas por mês em 2012 quero usar para realizar a previsão de 2013. Daí vamos numerar essas colunas dos meses em questão, Janeiro será mês 1, Dezembro mês 12. Partindo deste ponto, queremos fazer a previsão dos meses de 2013, que deverão continuar a sequencia Janeiro mês 13 da previsão e Dezembro mês 24.

Veja o exemplo: Na formula de excel, meus valores conhecidos são os volumes mensais, esta é a primeira matriz. A segunda matriz é a sequencia ordenada dos meses, Janeiro 1 a dezembro 12. Os dados futuros que preciso descobrir são Janeiro 2013, linha 13. Usando isso o excel já retorna o resultado das previsões.

Clique aqui para baixar o arquivo do Google Docs.

Nesta primeira seção só utilizamos o modelo de regressão simples. Ainda há mais a se falar em previsão. Cada profissional utiliza uma técnica ou varias técnicas simultaneamente.
 
Nos próximos post vamos falar de técnicas mais avançadas e modelos de previsão em toda sua complexidade.


Fonte e créditos: IPLANEJAMENTO em iplanejamento.com.br/?p=65

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br