FS foca em tecnologia bot no monitoramento da mídia e no atendimento ao cliente

24/12/2017 19:43

Por meio deste processo a empresa tem conseguido agilizar e aprimorar o atendimento, além de propiciar que os funcionários possam focar em questões mais complexas

São Paulo – novembro de 2017 – Quando a FS, líder de serviços de valor agregado para operadoras de telecomunicação no Brasil e na América Latina, divulgava uma campanha para os canais de TV, era preciso deslocar funcionários para monitorarem quando o comercial iria ao ar. Muitas das vezes os colaboradores precisavam ficar horas seguidas na frente da TV, à noite ou no fim de semana, o que gerava custo para a empresa e impedia que os funcionários tivessem os fins de semana e noites livres.

O serviço de atendimento ao cliente era outra área da empresa que demandava um grande número de funcionários e, em muitos dos chamados, eram situações simples e que poderiam ser resolvidas de maneira mais simples. Foi pensando em aprimorar o atendimento e o monitoramento que a FS desenvolveu soluções de tecnologia bot. Utilizado desde junho, o sistema possibilitou mais agilidade e propiciou que os funcionários pudessem utilizar seu tempo em questões mais técnicas e aprofundadas.

Arthur Barros, engenheiro de machine learning da FS, construiu o Mídia Bot, uma ferramenta de inteligência artificial que pode monitorar tudo que é veiculado na TV sobre um produto ou tema específico. Parar criar a ferramenta, Arthur utilizou a Tensorflow, uma biblioteca de Machine Learning de domínio público e gratuita do Google, e aplicou nela algoritmos de redes neurais convolucionais (convolutional neural networking). “A ideia desse algoritmo é que ele simule o córtex visual dos animais e com isso podemos ensinar o computador a relacionar imagens e situações a um produto específico como se fosse um mamífero ou réptil”, explicou Arthur.

As pessoas sabem que uma caneta é uma caneta porque foi ensinado a elas desde criança que aquele objeto cilíndrico tem esse nome. E é isso que o Arthur fez durante a programação, ele ensinou ao computador a vincular a marca, logo ou assunto à FS e avisar quando algo relacionado à companhia fosse veiculado. O monitoramento pode ser feito em diversos canais e em qualquer horário. “Se antes a gente tinha limitação para acompanhar no máximo três canais, agora podemos saber tudo o que é divulgado sobre nossa marca em qualquer canal do mundo”, completou Barros.

A ferramenta pioneira pode detectar desde um boné com a logo que passa no fundo da TV até uma reportagem sobre o lançamento de um produto. Quando algo é difundido, os computadores cadastrados recebem uma notificação e, em seguida, a íntegra da reportagem. “Isso nos possibilitou a avaliar se um comercial está realmente sendo colocado no ar, se o investimento que fizemos foi efetivo e também saber o que falam de nós e como falam”, afirmou.

O executivo já projeta futuras ações para a ferramenta. “Agora pretendemos traçar uma estratégia para casar a impressão off-line junto com a on-line. Podemos pensar em aumentar a publicidade nos sites e mídias sociais quando algo sobre a FS for veiculado”. Com as novas projeções a companhia conseguirá dimensionar o ROI off-line. Algo que era difícil de medir agora está mais tangível.  

Atendimento via bot

O Henrico é um assistente virtual que foi planejado tendo como base a Inteligência Artificial e o machine learning. Diferente dos outros sistemas de atendimento virtual, o da FS é assertivo e capaz de aprender as novas solicitações dos usuários.

O atendimento via bot usado no site, no telefone e nas redes sociais funciona de maneira semelhante ao de monitoramento dos canais de TV. Segundo Daniel Furtado, diretor de qualidade e gestão do cliente, eles ensinaram o sistema a entender as necessidades dos clientes e a interagir, auxiliando na utilização dos serviços e tirando dúvidas. Além disso, eles conseguiram padronizar as solicitações para traçarem um perfil dos problemas e dificuldades que os usuários enfrentavam para realizarem ações mais efetivas para que essas questões não voltassem a acontecer.

Essa forma de atendimento ajuda os consumidores a terem respostas mais ágeis e também propicia que os funcionários possam se aprimorar em assuntos mais complexos. “O tempo de  espera por atendimento reduziu e nossa equipe conseguiu ter mais disponibilidade para se aprimorar, já que eles não precisavam ficar mais atendendo telefones e resolvendo questões de nível 1”, explicou Daniel. E essa melhora no atendimento já foi reconhecida pelos usuários. Em uma pesquisa recente os consumidores avaliaram que o atendimento melhorou em até 30%.

Sobre a FS

Provedora líder de serviços de valor agregado (SVA's) para operadoras de telecomunicações e varejistas no Brasil e América Latina, a FS detém um ecossistema completo que desenvolve soluções e produtos digitais fim a fim (da concepção ao atendimento direto do usuário) entregando inovação aos seus parceiros, com o propósito de gerar receitas adicionais sem novos investimentos em infraestrutura. Com mais de 36 milhões de clientes, fornece soluções white-label para o mercado B2B2C e, por meio da marca HERO, para B2C, atendendo a demanda do setor varejista e das lojas de aplicativos digitais. Com sede em São Paulo e presença em mais de dez estados brasileiros, também possui escritórios comerciais no México e na Argentina. A FS está no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, no mercado de Tecnologia da Informação, e na América Latina, segundo o GreatPlaceToWork e foi escolhida como uma das melhores empresas no atendimento ao consumidor pelo Prêmio Época Reclame Aqui de 2017 na categoria Software.

 

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