Fundação Procon-SP divulga ranking de instituições de ensino superior privadas mais reclamadas

10/12/2013 20:41

 

Os últimos meses do ano fazem parte do calendário de vestibular das instituições de ensino superior. Para as pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos e conquistar novas oportunidades, significa período de tomada de decisões. Para auxiliar os alunos neste momento tão importante, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, preparou um ranking com as dez instituições de ensino superior privadas que mais reclamadas neste ano.

Em 2013 (janeiro a setembro) as queixas contra universidades, centros universitários e faculdades aumentaram 19% em relação ao mesmo período de 2012. Foram 1.129 registros contra as dez instituições mais reclamadas. Além disso, na sua maioria, o índice de atendimento é baixo relativamente a outros segmentos.

Destaca-se no ranking atual o Grupo Uniesp, que assumiu a liderança em número de registros, cerca de 140% (136%) superiores ao período de 2012. As principais práticas adotadas pela instituição referem-se a: problemas relacionados à oferta de curso de ensino superior gratuito (“Você na faculdade: a UNIESP paga”) e contratação obrigatória do FIES para liberação do acesso às aulas e provas, entre outras práticas. Por conta dessas e outras irregularidades relativas ao FIES e Prouni, o Grupo chegou, inclusive, a ser impedido – neste ano – de abrir novos cursos pelo MEC.

O segundo colocado no ranking foi a Anhanguera Educacional, responsável pelas instituições Uniban, Unibero e Anhanguera, sendo que o problema mais reclamado pelos alunos refere-se a procedimentos de cobrança, como: falta de emissão de boletos, processos mal sucedidos de trancamento, cancelamento ou transferência, pagamentos realizados a empresas terceirizadas e não reconhecidos pela instituição, além da inclusão irregular do nome dos alunos em cadastros como o do Serasa.

Para as demais empresas do ranking, a maioria das demandas trazidas pelos consumidores trata, de forma geral, de problemas com a geração de boletos (valores incorretos, não geração) ou não reconhecimento de pagamentos, contratos cancelados por falta de alunos para formação de turmas, falhas no sistema para o acesso dos alunos a suas notas, falhas no processo de trancamento de matrícula, cobrança indevida e demora para entrega documentos, especialmente histórico escolar e diploma.

Veja aqui o ranking e os principais problemas

Diante deste cenário, o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, lembra aos consumidores que, no momento da escolha do curso ou instituição de ensino não devem ser levadas em conta apenas as ofertas de gratuidade ou grandes descontos no pagamento das mensalidades, bem como o oferecimento de produtos ou brindes. “A visitação aos estabelecimentos, troca de informações com os alunos e profissionais que já atuam na área, consulta aos cadastros dos órgãos de defesa do consumidor, além dos resultados de avaliações de qualidade e situação da instituição e do curso perante o Ministério da Educação e Cultura (MEC) também devem ser levados em consideração”, conclui Góes.

Veja mais orientações nos links:  https://educaproconsp.blogspot.com.br/2012/06/cuidados-na-hora-de-escolher-faculdade.html  e

https://www.procon.sp.gov.br/pdf/matricula_escolar_2013.pdf

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

 

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às quartas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico: No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço: https://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

 

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

 

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog https://educaproconsp.blogspot.com.br

 

9/12/13

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

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