Fundação Procon-SP informa que consumidores não podem ser prejudicados com alteração do local da apresentação da banda The Cure
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, esclarece que os consumidores que adquiriram ingressos para o show da banda The Cure não podem ser prejudicados pela alteração do local da apresentação, que estava marcada para o próximo dia 06 de abril no Estádio do Morumbi e passou para a Arena Anhembi. O órgão notificará, nesta quarta feira (20), a empresa Livepass (responsável pela venda dos ingressos) a esclarecer, em até 24 horas, os motivos da alteração.
Na notificação, o Procon-SP também determinará que a empresa adeque os procedimentos de troca das entradas, pois de acordo com o comunicado publicado no site da Livepass, somente quem adquiriu ingressos para os setores “Pista” e “Budzone” terá acesso ao evento com ingresso já adquirido, sem necessidade de troca ou qualquer outro procedimento. Já quem comprou entrada para os demais setores do estádio precisará efetuar um “pagamento complementar de acordo com o preço do novo setor escolhido. Caso o setor escolhido tenha preço inferior ao setor original adquirido, será realizado no ato o reembolso da diferença”.
A Fundação Procon-SP, entende que a exigência de pagamento complementar para a troca do ingresso é abusiva, a alteração do local do show foi uma decisão exclusiva dos organizadores e o ônus dessa mudança não pode ser repassado aos consumidores.
Caso a empresa não adote as medidas determinadas pelo órgão, ela poderá responder um processo administrativo e sofrer as punições previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Direitos do Consumidor
Para o Procon-SP o consumidor que adquiriu ingressos para o show do The Cure tem direito a:
- Ingressar no novo local escolhido para a apresentação sem qualquer ônus;
- Ser informado de maneira adequada sobe como proceder para trocar o ingresso por outro (caso seja necessário; sem que essa troca represente qualquer ônus adicional);
- Ter todo o dinheiro pago devolvido, caso desista de assistir ao show.
O consumidor que tiver problemas com a troca do ingresso ou devolução do dinheiro pode entrar em contato com os canais de atendimento do órgão de defesa do consumidor de sua cidade. É importante que o consumidor guarde o recibo da compra para resguardar os seus direitos.
Os canais de atendimento do Procon-SP são:
Orientações: 151 (Só para a capital).
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.
Fax: (11) 3824-0717.
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : https://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog https://educaproconsp.blogspot.com.br
20/3/2013
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.