Gartner anuncia o Futuro dos Dados e da Liderança Analítica

10/05/2016 21:30

Analistas recomendam a forma de capacitar as pessoas com dados confiáveis durante a Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management

 

São Paulo, Brasil, 10 de maio de 2016 - Os dados são vitais para negócios digitais emergentes. De acordo com o Gartner, a chave para esta informação é dirigi-la para oportunidades para colher o valor real do negócio a partir de insights.

Na palestra de abertura da Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management, João Tapadinhas, diretor de pesquisas do Gartner, e Donald Feinberg, vice-presidente e analista emérito do Gartner, anunciaram ao público composto por líderes de TI e executivos com poder de decisão que dados e Analytics devem estar no núcleo da própria empresa.

               “Dados e Analytics utilizados com sucesso desencadearão um nível sem precedentes de capacitação por meio de insights técnicos de Analytics e de informações sobre negócio, indicando inclusive como melhorá-lo. Isso levará a uma enorme demanda por informações confiáveis", diz Tapadinhas. "A representação de informações e o cálculo de medidas de desempenho só podem ser realizados por meio de uma cultura centrada em informações, fundamentada em uma sólida base de dados confiáveis."

Para entender o que tudo isso significa, Donald Feinberg e João Tapadinhas destacam três importantes áreas:

 

Resultados de negócios - Como ajudar a criar os melhores resultados de negócios possíveis

Resgatar o valor do negócio é uma oportunidade relativamente nova, porém excitante, para a maioria dos profissionais de Analytics. Os líderes de dados e de Analytics que agarram essa oportunidade reconhecem que os resultados de negócio não estão na criação de relatórios e de painéis de controle (dashboards). Os melhores resultados de negócios comprovam que há dados de alta qualidade que podem ser compartilhados e utilizados internamente pelas organizações, e externamente com parceiros e clientes para ajudá-los a melhorarem seus resultados de negócios.

“Os líderes de Analytics do futuro se certificarão se possuem um mandato claro - o valor de negócio", diz Feinberg. "Nos próximos anos, o valor de negócio fundamentado em Analytics estará pronto para explodir por meio da utilização de novas ferramentas Analytics."

 

Esfera da Concorrência - Como o Mundo da Distribuição Afeta a Esfera da Concorrência de Dados e Analytics

No lado da procura, dados e Analytics estão permitindo que as organizações observem um nível completamente novo de detalhes sobre clientes e negócios - esta é uma completa ruptura industrial. Alguns saberão o que estão fazendo, outros não. Haverá questões de privacidade e segurança. Haverá mesmo regulamentos de algoritmo provenientes de governos de todo o mundo, forçando transparência. Mas essas partes não alteram as regras do jogo. Eles mesmos criam seus jogos completos, transformando indústrias e criando novos mercados", diz Tapadinhas.

"Uma vez que estes novos mercados estejam estabelecidos, as forças de moderação sofrerão uma censura novamente. As modernas plataformas de Analytics oferecerão mecanismos de controle, terão a segurança melhorada e novas métricas de sucesso estabelecidas."

No lado da oferta, as aquisições de tecnologia por empresas usuárias finais estão ocorrendo em todos os setores. O Gartner chama isso de "techquisitions" - a aquisição de empresas de tecnologia digital e de informação por parte de empresas tradicionais que veem a oportunidade de se transformarem em líderes de negócios digitais em suas indústrias, não pelo licenciamento de software, mas tendo uma participação na empresa.

 

Confiança - Os dados podem ser confiáveis

O Gartner prevê que até 2019, 75% das soluções de Analytics irão incorporar 10 ou mais fontes de dados de parceiros secundários ou de provedores terceirizados. "Com o número de dados externos sendo utilizados, pode-se determinar se os dados externos estão realmente corretos e completos?", questiona Tapadinhas. "Nós não podemos. Apenas temos de decidir o quanto confiamos nos dados e aprender a acreditar e a verificar”.

Os analistas do Gartner recomendam três diferentes medidas para ajudar a estabelecer níveis de confiança:

1)    A fonte de dados é confiável?

2)    Medição por triangulação – Existem mais fontes que apontem para a mesma direção? As fontes de dados podem ser combinadas para obter uma imagem completa?

3)    Outras pessoas receberam valor a partir dos dados?

"Utilizando essas três abordagens - considerar a confiabilidade da fonte, triangulação e levar em conta as avaliações de outros – teremos a capacidade de confiar nos dados do mundo digital", diz Feinberg. "No final, não há nenhum ponto para Analytics e nenhuma questão de governança de dados se não houver nenhum resultado de negócios. Resultados de negócios internos podem ser grandes, mas o valor real depende do impacto nos clientes e nos negócios."

 

Sobre a Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management

A Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management fornece conhecimentos práticos em Big Data, liderança e cases de criação de negócios de gestão da informação. A conferência reúne informações sobre como Big Data e gestão da informação estão sendo aplicados para tornar os modelos de negócios mais transparentes, decisivos e personalizados. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.gartner.com/br/bi. Acompanhe as notícias, fotos e vídeos da Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management nas mídias sociais, usando #GartnerBI.

 

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento imparcial em tecnologia. Fornece análises de TI para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para cerca de 10.000 diferentes companhias. Por meio do Gartner Research, Gartner Executive Programs, Gartner Consulting e Gartner Events, trabalha com cada cliente para pesquisar, analisar e interpretar o negócio de TI dentro do contexto de seu papel individual. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford (Connecticut - EUA) e possui mais de 7.900 associados, sendo mais de 1.700 analistas de pesquisa e consultores, e clientes em 90 países. No Brasil, o Gartner está presente com as unidades Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executive Programs, com grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com cerca de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e Symposium. Para obter mais informações, visite www.gartner.com.

 

PLANIN Assessoria de Imprensa do Gartner

(011) 2138-8900 - E-mail da equipe de atendimento: gartner@planin.com

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br