Gartner estima que mercado mundial de Business Intelligence e Analytics atingirá US$ 16,9 bilhões em 2016
O Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, estima que o mercado mundial de Business Intelligence e Analytics atingirá US$ 16,9 bilhões em 2016, um aumento de 5,2% em relação a 2015.
O mercado de Business Intelligence (BI) e Analytics está na fase final de anos consecutivos de uma mudança liderada pela TI, passando de relatórios de sistemas de registros para Analytics de autoatendimento liderados pelos negócios.
Como resultado, a moderna plataforma de BI e Analytics (BI&A) surgiu para atender novos requisitos organizacionais de acessibilidade, agilidade e uma visão analítica mais profunda.
“A mudança para a moderna plataforma de BI e Analytics atingiu um ponto de inflexão. As organizações devem fazer a transição para plataformas de BI modernas, ágeis, rápidas e fáceis de usar para criar valor aos negócios com percepções de diferentes fontes de dados", afirma Ian Bertram, Vice-Presidente de Gestão do Gartner.
A democratização do Analytics
Conforme o Analytics se torna mais estratégico para a maioria das empresas, os negócios e processos são analíticos e cada pessoa é um usuário de Analytics. "Os diretores de marketing não podem mais ser apenas especialistas na criação de marcas e publicação de anúncios. Eles também devem ser especialistas em análise de clientes. O mesmo é válido para os chefes de Recursos Humanos, da cadeia de suprimentos e dos altos cargos financeiros na maioria das indústrias", afirma Bertram.
Para responder ao tempo de percepção exigido pelo ambiente de negócios competitivo de hoje, muitas organizações querem democratizar as capacidades analíticas por meio do autoatendimento.
Definindo a BI moderna e a plataforma Analytics
A diferença mais significativa entre a plataforma moderna de BI e Analytics comparada a um relatório de TI centralizado tradicional é a quantidade de modelagem inicial exigida, além das habilidades necessárias para construir um conteúdo analítico. A criação de conteúdo por meio de plataformas de comunicação centralizadas em TI começa com a consolidação e modelagem dos dados por TI. Por outro lado, uma plataforma moderna de BI e Analytics suporta o desenvolvimento de conteúdos analíticos habilitados por TI.
“Para obter o benefício integral das plataformas modernas de BI e Analytics, os líderes devem repensar a maioria dos aspectos de suas atuais implementações de análise centralizadas em TI para incluir cargos e responsabilidades, modelos organizacionais, processos de governança e liderança", afirma Ian Bertram, Vice-Presidente de Gestão do Gartner.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para cerca de 10.000 diferentes companhias. Por meio do Gartner Research, Gartner Executive Programs, Gartner Consulting e Gartner Events, trabalha com cada cliente para pesquisar, analisar e interpretar o negócio de TI dentro do contexto de seu papel individual. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford (Connecticut - EUA) e possui mais de 7.600 associados, sendo mais de 1.100 analistas de pesquisa e consultores, e clientes em 90 países. No Brasil, o Gartner está presente com as unidades Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executive Programs, com grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com cerca de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e Symposium. Para obter mais informações, visite www.gartner.com.
PLANIN - Assessoria de Imprensa do Gartner
Angélica Consiglio e equipe – www.planin.com
Contatos: Carolina Tiago e Pedro Ulsen – (11) 2138-8947
E-mail: gartner@planin.com
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.