Gestão do Conhecimento no Contact Center: vital para o relacionamento com o Cliente

02/02/2012 20:28

Marcelo Loiacono

 

Conhecer com quem se fala, saber sobre os detalhes e posicionamento, seja institucional, seja de serviços, de uma marca e, principalmente, conhecer ao cliente, são fatores mais importantes que qualquer sistema ou tecnologia para automatizar processos no contact center. Sim, esse é um fator importante, mas de nada vale a tecnologia nas centrais de atendimento, se não houver a gestão de quem está à frente do atendimento.

Quem nunca perdeu a cabeça durante o atendimento no Call Center?

Sabemos que o atendimento no Contact Center brasileiro ainda é muito deficitário e essa deficiência está diretamente associada ao maior custo da central de atendimento: o agente.

Se por um lado nos deparamos com agentes despreparados – pouca idade, baixa identificação com a tarefa, pouca experiência profissional e pouca atuação como consumidor; por outro lado as empresas pecam em não estruturar corretamente a informação para que os agentes possam encontrá-la.

E como exigir que um agente que raramente é usuário do produto que atende, possa dar a informação correta durante ao atendimento?

Aliás, este é o grande desafio das empresas que se relacionam com o cliente. Fazer com que os agentes localizem as informações de forma mais rápida, assertiva e eficiente.

Para isso a construção de uma base de conhecimento baseado no relacionamento com o cliente é fundamental. A construção desta base deve permitir que a informação seja encontrada e não buscada. Durante o atendimento, o tempo disponível para fornecer a resposta correta ao cliente é muito pequeno, portanto o agente deve saber (e entender) exatamente como sua base está organizada.

A experiência mostra que a implementação desta prática se traduz em ganhos e tempo de treinamento, aumento da taxa de FCR – First Call Resolution, diminuição do número de rechamadas e reduz o tempo na busca de informações.

Sem contar é claro, na voz do consumidor: ele agradece....

Publicado em: 14/01/2011

 

www.calltocall.com.br/site/web/artigos.asp?id_artigo=1086

Fonte e créditos: Call to Call

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br