GPA dobra o número de pontos ‘Click and Collect’

08/05/2015 15:18

O GPA, rede varejista brasileira, está em franco processo de expansão do sistema Click & Collect para retirada das compras realizadas pela internet, por meio dos sites operados pela Cnova, nas lojas físicas do Extra e do Pão de Açúcar. Iniciado em 2013, o Grupo vem ampliando o número de lojas e já atingiu 212 lojas neste primeiro trimestre, incluindo unidades do Extra (205, entre alimento e não-alimentos) e do Pão de Açúcar (sete, exclusivamente para alimentos). O número é o dobro do verificado no fechamento do ano de 2014, de 106 lojas. No Extra, o projeto atende pelo nome ‘RETIRA EM LOJA’ e no Pão de Açúcar é chamado ‘CLIQUE E RETIRA’.

O projeto é estratégico para o grupo e vem sendo conduzido pela área corporativa como forma de envolver e conectar os diferentes canais da companhia, evoluindo em novos serviços e promovendo a troca de melhores práticas e a captura de sinergias entre os negócios. “Estamos investindo em várias frentes de conexão entre os negócios operados pelo GPA. O Click & Collect é uma das formas da companhia utilizar seus diferenciais estratégicos a favor dos clientes, que passam a contar com mais praticidade”, destaca Peter Estermann, Vice Presidente de Infraestrutura e Estratégia do GPA. “Outros elos da cadeia também se beneficiam. As lojas, por exemplo, passam a contar com um fluxo adicional e o site com um diferencial adicional de entrega”, completa o executivo.

Os altos índices de satisfação dos clientes e a análise do comportamento de compras do consumidor, principalmente das grandes metrópoles, vem balizando as iniciativas da Companhia em Multicanalidade. Segundo Estermann, “o modelo de negócio multiformato do GPA permite conectarmos diferentes canais com soluções que atendam aos nossos clientes em seus diferentes momentos de compra, numa clara demonstração de nossa estratégia multicanal”.  O executivo ainda reforça que a vasta experiência do Casino, controlador do GPA, que já opera com 18 mil pontos de retirada na França, tem contribuído para acelerar o processo de expansão no Brasil. “Temos um modelo que funciona muito bem com o Casino e essa é uma vantagem competitiva para evoluirmos rapidamente com o projeto nesse e nos próximos anos no Brasil”, declara.

Eduardo Adrião, diretor de multicanalidade do GPA, destaca ainda que não só a velocidade como também a qualidade na evolução do projeto vem acelerando o processo de expansão. “A estratégia de expansão do Click & Collect está ancorada nos estudos internos realizados com os clientes que mostram uma busca cada vez maior por conveniência e praticidade. Observamos essa demanda pelo serviço e a satisfação dos consumidores”. Em pesquisa de satisfação realizada internamente pela Cnova, 90% dos clientes pesquisados e que utilizaram o Click & Collect disseram que voltariam a utilizá-lo. Outro dado relevante apurado pela empresa é que 50% dos usuários do sistema aproveitaram sua visita a uma loja física do Extra ou do Pão de Açúcar para realizar compras na própria unidade, o que resulta em aumento de fluxo e de vendas.

O GPA opera diferentes modelos de negócio: hipermercados Extra, supermercados, com Pão de Açúcar e Extra, dois modelos diferentes em lojas de proximidade, com as marcas Minimercado Extra e o Minuto Pão de Açúcar; as lojas de eletroeletrônicos, com Casas Bahia e Pontofrio; além da Cnova, com diferentes modelos de negócio pelo e-commerce.  Essa gama de formatos somam mais de 2000 lojas e é um diferenciador no processo de multicanalidade. “A estrutura de lojas como a do GPA é, sem dúvida, um diferencial competitivo relevante e que deve ser utilizado a favor dos clientes e da expansão dos nossos negócios”, afirma Peter Estermann.  Somado a isso, a rede tem uma vasta rede de distribuição com CDs espalhados por todo país. “Nossa estratégia multiformato, multicanal e multiregião já está bastante evoluída. Somada a outros diferenciais como o valor das marcas, o número de lojas, com presença em todas as regiões do país, e a nossa malha logística, permite que possamos acelerar o processo de expansão do modelo Click & Collect”.

O GPA vem justamente apostando nessa iniciativa para atender a tendência de comportamento do consumidor, que se mostra cada vez mais multicanal. “Hoje, o brasileiro busca diversos contatos com uma marca da qual ele gosta e confia em seus diferentes momentos de compra. Além disso, a integração entre canais online (e-commerce) e o offline (lojas físicas) já é uma realidade no GPA e deve ser usada cada vez mais em benefício dos nossos clientes”, destaca Estermann.

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FONTE E CRÉDITOS > E-COMMERCE NEWS em ecommercenews.com.br/noticias/lancamentos/gpa-dobra-o-numero-de-pontos-click-and-collect

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