GRUPO FELLIPELLI E NEUROLEADERSHIP PARTICIPAM DA SEMANA INTERNACIONAL DO COACHING

19/05/2015 18:41

Iniciativa global da ICF (International Coach Federation) acontece de 18 a 24 de maio e visa demonstrar como se dá a expansão do Coaching, no Brasil e no mundo, de forma criteriosa.

Em 1992, o piloto brasileiro Ayrton Senna revelou ao mundo como a sua inteligência emocional estava integrada ao seu autoconhecimento. Durante os treinos livres para o GP da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps, o piloto Erik Comas, da Ligier, bateu com violência na curva Blanchimont, e ficou atravessado na pista. Senna, que representava outra equipe, a McLaren-Honda, chegou pouco depois ao local do acidente, não ficou indiferente e protagonizou um dos mais míticos momentos de solidariedade da história da Fórmula 1: parou o seu carro e saiu disparado para socorrer Comas. O que o salvamento de Senna a Comas tem a ver com Coaching? Tudo!

“Há muito tempo, instituímos como metodologia de ponta a abordagem baseada na neurociência, com estratégias de expansão de autoconhecimento. Isso é base para qualquer transformação que se deseje nas organizações, que são geridas e lideradas por pessoas, e pelos próprios profissionais, pois isso está diretamente associado ao crescimento pessoal, humano, que terá reflexos em suas atuações cotidianas, seja na vida ou em uma grande corporação empresarial”, explica Flávia Contarelli, diretora do Neuroleadership Institute Brasil, empresa que, em parceira com a Consultoria Fellipelli Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional, aplica a metodologia Neurocoaching, baseada em princípios da neurociência sobre o funcionamento do cérebro e na relação entre cognição e emoção para seu funcionamento ideal.

É justamente a ampliação do conhecimento sobre o que é, o que pratica e os resultados possibilitados pelo coaching que empresas de todo mundo discorrerão ao longo dessa Semana Internacional do Coaching (18 a 24 de maio). De forma ainda mais direta, as empresa querem esclarecer, ao mundo corporativo e também ao grande público, de que forma se dá essa expansão do coaching, especialmente no Brasil, como poderosa ferramenta para o desenvolvimento humano.

Ainda que careça de algum cuidado quanto ao próprio termo, é preciso expor a atuação prática desses profissionais, sobretudo os realmente comprometidos com as propostas que a área requer.

“No Brasil, muitos se intitulam coaches, mas o que oferecem, na realidade, é uma consultoria ou aconselhamento profissional. Coaching não é isso, exige do profissional uma formação especializada, credenciada. O profissional (coach) executivo precisa ter feito um treinamento específico nessa área, assim como o coach de equipes e outros, conforme a atuação que quer ter”, diz Contarelli.

A banalização do “coaching” é um dos grandes entraves para os especialistas. Dificulta o trabalho do coach sério porque desvaloriza quem investe em formação, quem possui credenciamento e atualizações contínuas. Por outro lado, a responsabilidade desta banalização não cabe somente aos profissionais da área. É preciso entender o processo de contratação e escolha, que, em última análise, está nas mãos de quem contrata, ou seja, o coachee – pessoa que recebe o processo de coaching.

Neste aspecto, é preciso que ocorra uma investigação apurada, onde é possível, e necessária, uma sabatina por parte do coachee (organização ou pessoa física) que está a contratar o coach (profissional que conduz o processo de coaching). “Tudo deve ser muito transparente. Foi assim que as mais diversas profissões se desenvolveram ao longo do tempo. O coaching é um processo que depende das ações do coachee e, portanto, seu sucesso também está vinculado à execução dessas ações, o que não isenta o coach de sua responsabilidade ao garantir um processo focado nos resultados positivos e no sucesso de seu contratante”, esclarece a diretora do Neuroleadership Brasil.

 

Coaching e Neurociência

Em 2005, em uma conferência da International Coach Federation (ICF), na Noruega, Adriana Fellipelli, CEO da Consultoria Fellipelli, assistiu a uma palestra de David Rock, um dos mais respeitados especialistas em neuroliderança do mundo, autor do termo Neuroleadership e que apresentou sua metodologia de coaching baseada no funcionamento do cérebro. O pioneirismo da Consultoria Fellipelli se deu em 2009, quando Adriana trouxe para o Brasil uma formação em coaching certificada pela ICF, que consiste na abordagem da neurociência, através da metodologia Results Coaching Systems, que na época já contava com mais de 11.000 coaches credenciados em mais de 18 países.

David Rock é um dos fundadores do NeuroLeadership Institute, iniciativa global que reúne neurocientistas e especialistas em liderança com o objetivo de construir uma nova ciência para o desenvolvimento de gestores e líderes. No Brasil, a Consultoria Fellipelli firmou sua parceria com o Neuroleadership Group, fundando a regional brasileira, que passou a oferecer uma formação em coaching confiável, credenciada pela ICF e com foco no desenvolvimento contínuo de sua comunidade de coaches e programas corporativos para desenvolvimento de líderes coaches.

Hoje, Adriana Fellipelli e Flavia Contarelli, respectivamente, sócias e diretoras da Consultoria Fellipelli e do NeuroLeadership Institute, e sua equipe de facilitadores e coaches, oferecem programas de desenvolvimento de liderança em grandes organizações nacionais e multinacionais, sempre respaldadas pela equipe global do Neuroleadership Institute e pessoalmente por David Rock. O NeuroLeadership Institute tornou-se uma das escolas mais confiáveis e procuradas no Brasil.

 

Semana Internacional do Coaching

Diversas empresas em todo mundo se posicionarão sobre as suas atuações durante a Semana Internacional do Coaching (18 a 24 de maio). Para Adriana e Flávia, isso é essencial como referência e para o processo de crescimento do coaching em cada país e em cada empresa que se dispõe a atuar nesse segmento.

“É importante ressaltar que o mercado exige isso, para que cada um se exponha e mostre a sua formação em coaching e a sua aplicabilidade. Quando se tem eficiência comprovada, é sinal de que fazemos parte de um grupo que contribui para a evolução da área. Ao mesmo tempo, é importante direcionar os profissionais, para que atuem em suas respectivas carreiras com treinamento de alto impacto e altamente focados em resultados”, comenta Adriana, CEO da Consultoria Fellipelli.

Para Flávia Contarelli, o Neuroleadership Institute tornou-se a nova marca da empresa e vem atuando largamente em todo o mundo, desenvolvendo líderes mais eficazes, humanos e com foco no desenvolvimento do outro. “O resultado da facilitação da mudança através da transformação do pensamento, da mudança de hábitos e com o propósito de manter as conexões cerebrais reforçadas é fruto do entendimento da nossa empresa, que apostou em um dos mais reconhecidos processos de formação para coaches, com base científica, na neurociência, e uma participação efetiva na transformação dos profissionais que realizam seus treinamentos conosco”.

 

Sobre a Consultoria Fellipelli:

A Consultoria Fellipelli Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional é líder em Instrumentos de Diagnóstico direcionados ao autoconhecimento, carreira, desenvolvimento pessoal e organizacional. Maximiza performances dos indivíduos, líderes, equipes e organizações por meio de renomados instrumentos cientificamente desenvolvidos e utilizados pelas principais consultorias e corporações mundiais. A Fellipelli está comprometida com a melhoria do desempenho dos indivíduos e das organizações.

A Consultoria Fellipelli realiza processos de coaching em organizações com os coaches formados pelo Neuroleadership Institute (NLI), com a metodologia NLI. Atende, em seus processos de coaching, principalmente, executivos focados no desenvolvimento de suas habilidades de liderança, nos mais diversos segmentos, e profissionais de gestão, indivíduos em busca de desenvolvimento pessoal e em transição de carreira, que contratam o serviço pessoalmente.

Consultoria Fellipelli - Institucional: https://www.fellipelli.com.br

 

Redes sociais:

#Fellipelli #NLI #coaching #semanadocoaching

 

Informações para a Imprensa:

Baruco Comunicação Estratégica

Fone: (11) 3539-9901 | e-mail: info@baruco.com.br

Ricardo Berlitz (11) 9 9645-92067 | e-mail: berlitz@baruco.com.br

Bruna Carvalho (11) 9 8749-6742 | e-mail: carvalho.bruna@baruco.com.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br