Grupo RR potencializa as operações com soluções da Aspect

28/04/2015 13:15

A Empresa

O Grupo RR é uma empresa de gestão de informação que oferece serviços financeiros, de televendas, e terceirização de processos do negócio, conhecido como BPO - Business Process Outsourcing -, está no mercado há 14 anos, e figura entre as 5 principais empresas dosetor. Em2013, foi apontada pela consultoria Deloitte e pela Revista Exame PME como a 1ª empresa que mais cresceu no Brasil no triênio 2010-2011-2012. 

Em 2014, o Grupo RR alcançou um crescimento de 122,2% na expansão de licenças com 15 novos clientes, 35 novas carteiras em três segmentos distintos: collection, sales e BPO (Business Process Outsourcing).  No mesmo ano, a empresa ainda recebeu mais de 30 prêmios de excelência de performance nos mercados de sua atuação.

O Grupo RR está assentado em dois sites operacionais com 2000 posições de atendimento PA’s ativos, cerca de 3600 colaboradores, e com tecnologia de alto padrão. O Grupo atua no setor financeiro, de seguros, de petróleo, da aviação, da indústria e da logística. Atualmente expande suas operações de BPO, completando a oferta de serviços para clientes no modelo full-service. Em 2016-2017 deverá expandir suas operações de BPO para os EUA e América Latina.

 

Os desafios

Um dos principais desafios da empresa era atender os clientes já fidelizados com demandas de expansão e novos negócios e os novos clientes, e manter a qualidade dos serviços com eficácia nos resultados e eficiência financeira para a empresa.

Anteriormente, o Grupo RR já apresentava excelentes resultados junto aos seus clientes, porém utilizava um discador mais simples que poderia ser atualizado com uma versão mais recente e de melhor performance, ou seja, mais adequada para o negócio. Os agentes de cobrança da empresa permaneciam muito tempo ociosos e o retorno dos acordos feitos com os clientes estavam abaixo do que esperavam. Além disso, necessitavam de uma ferramenta que pudesse lhes oferecer um grande suporte, de maneira que a liderança da RR estivesse absolutamente tranquila para expandir os negócios da empresa de forma sólida, conquistando, assim, novos clientes de maneira sustentável.

Com objetivos alcançados após a implementação de ferramentas da Aspect pelo parceiro AHEAD-UC, a empresa obteve eficiência da plataforma de serviços e suporte, e a conquista de novas carteiras em 2014, com contas extremamente competitivas e margens de retorno ainda mais restritas, dessa maneira os desafios se expandiram. Manter a velocidade, a qualidade e a eficiência dos serviços e, ainda, otimizar o bom desenvolvimento da empresa se tornaram o foco

central de empenho da companhia, a fim de garantir resultados crescentes para o Grupo RR.

 

A Solução

Em meio a esse cenário, a RR Cobrança reafirmou a parceria com a Aspect, confiando nas soluções adequadas para as demandas e iniciando um plano de revisão de estratégias com melhoria de bases de telefone, refinamento das soluções de discagem, uso do ALM e a expansão da URA e TTS, proporcionando novas expectativas de crescimento diante dos desafios.

  • Aumento de 219,7% no volume de chamadas;
  • Crescimento de 284,9% no saldo de cobranças;
  • Aumento de 115,3% no faturamento
  • Aumento de 69,7% no número de pontos de atendimento

Além disso, os controles inteligentes de produtividade para suas operações, que aliados ao excelente processo de pontuação mantidos pela área de planejamento estratégico interno da RR, assim como a alta qualificação das equipes de cobrança, proporcionaram aos clientes grande performance em recuperação.

As capacidades outbound (em que as empresas vão ao encontro do mercado) da Aspect ajudaram a RR Cobrança a maximizar as oportunidades de receita e a reduzir a inadimplência. A ampla gama de capacidades das soluções da Aspect confere autonomia aos agentes de cobrança e acelera os tempos de resposta, além de aumentar a produtividade e reduzir os custos, melhorando a satisfação do cliente final, possibilitando que o agente entre em operação mais rapidamente.

 

Os Resultados

Em continuidade ao trabalho já iniciado com a tecnologia da Aspect, o Grupo RR teve consideráveis índices a serem destacados.

  • Atuou com 30% de PA’s abaixo dos principais concorrentes
  • Cresceu no volume de clientes à cobrar em 219,7%
  • Ampliou o share em 183%
  • Faturamento aumentou em 115,3%
  • Faturamento por PA: aumento de 27%
  • Crescimento de 112% no número de carteiras
  • Clientes localizados na nossa base no último ano: 58,8%.

Houve um crescimento de 219,7% no volume de clientes à cobrar, ou seja, a elevação do faturamento por PA foi expressivo, chegando aos 27%, uma vez que a plataforma de serviço é eficiente, os agente de cobrança estão sempre ativos em ligações e o cliente é localizado rapidamente.

Desta maneira, o Grupo RR expandiu suas carteiras junto aos clientes existentes e conquistou novos, ampliando seu portfolio

significativamente. O desempenho da ferramenta Aspect, aliado ao processo de inteligência estratégica já existente nas suas áreas internas, colocou a RR em destaque perante os seus concorrentes em todos os segmentos em que a empresa atua.

 

 

Sobre a Aspect
A Aspect constrói relacionamento entre empresas e clientes por meio de uma combinação de software de contato com o cliente e de otimização da força de trabalho nas empresas. Para mais informações, acesse pt.aspect.com.

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