Harley-Davidson é notificada

21/06/2011 18:01

A Fundação Procon-SP notificou em 20/6 a empresa Harley-Davidson do Brasil Ltda. a prestar esclarecimentos sobre o motivo pelo qual demorou a iniciar sete campanhas de recall de diversos modelos de moto comercializados no Brasil. Alguns modelos já haviam sido alvo de recall nos Estados Unidos em 2004, 2005, 2007 e 2008.

Nessa terça-feira (21/06), a empresa fez duas convocações, na segunda-feira (20/06), já havia feito duas e amanhã, dia 23/06, fará mais três. Veja
quais foram as campanhas já divulgadas (aqui, aqui, aqui e aqui).

As motocicletas envolvidas são das marcas Harley-Davidson e Buell Distribution Company LLC, cuja responsabilidade também é da Harley-Davidson do Brasil Ltda. Veja no site das empresas (Harley-Davidson  /Buell Distribution) os modelos envolvidos.

O recall é um procedimento obrigatório para que os fornecedores resolvam defeitos de produtos ou serviços que apresentem risco à saúde ou segurança do consumidor. O objetivo é corrigir o defeito e prevenir acidentes. Devem ser adotadas as seguintes providências: comunicar imediatamente às autoridades competentes e informar aos consumidores por meio de anúncios nos meios de comunicação (TV, rádio, jornal) que o produto ou serviço tem defeito, quais os riscos que ele oferece e o local a ser procurado para solução.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Após o cumprimento da convocação, o Procon-SP avaliará as explicações prestadas pela empresa, que poderá responder processo administrativo,
assegurada ampla defesa, podendo ao final deste ser multados, com base no artigo 57 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

21/6/2011
Assessoria de imprensa
Procon-SP

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