HDI BRASIL DISCUTE COMO LIDAR COM A CHEGADA DA GERAÇÃO Y NAS ORGANIZAÇÕES
Quebra das barreiras de acesso à interação digital e ambiente de trabalho aberto a ideias inovadoras são alguns dos novos procedimentos que as empresas, principalmente as centrais de suporte, precisarão estar atentas para tirar proveito do potencial de profissionais com menos de 30 anos
Expansão econômica, novos investimentos, aumento da oferta de emprego e falta de mão de obra especializada. O cenário, que se tornou uma realidade em diversos setores do mercado, também marca presença no universo da tecnologia, abrindo uma porta para profissionais recém-chegados ao mercado de trabalho.
Nas centrais de suporte, por exemplo, onde são mais absorvidos os recursos com esse perfil, a geração Y se tornou parte importante da estratégia de negócio. E para liderar e motivar colaboradores com menos de 30 anos, as empresas estão sendo obrigadas a inovar seus conceitos e paradigmas, quebrando as barreiras da postura tradicional.
“Diante de um perfil imediatista e de impulsividade do jovem profissional, uma das mudanças nos procedimentos que é indicado às empresas está relacionada à adoção de mecanismos eficientes de gestão por objetivos, pois a produtividade da geração Y não é medida em horas de trabalho, mas sim pela efetividade”, comenta Vivaldo Lima, gestor do centro de suporte da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do Amazonas.
O gestor, que atua há 25 anos no mercado de Tecnologia da Informação, apresentará durante a Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2011, que acontece em São Paulo nos dias 26 e 27 de maio, a palestra “Como prosperar liderando a geração Y”.
Lima debaterá temas sobre os principais impactos dessa convivência, que tem resultado em muitos conflitos e gerado insatisfação dos dois lados, o que, consequentemente, desencadeia num alto turnover dos jovens profissionais.
Para o gestor, a quebra de barreiras entre a chamada geração Y com a anterior, a geração X, é a receita de sucesso para transformar as organizações que utilizam os jovens recursos em suas atividades-fim.
Assim como a comunicação, que deve estar sempre presente e ocorrer de forma continuada, outro grande motivador é o ambiente de trabalho. As companhias, segundo Lima, precisam estar abertas para que as ideias possam ser expressas de forma dinâmica, assim como não devem existir barreiras de acesso à integração digital, permitindo o acesso durante as atividades do colaborador.
“Proibir este jovem daquilo que ele tem de melhor, que é a sua capacidade de interagir e compartilhar por meio da comunicação unificada, significa invalidar sua capacidade de inovar e apresentar respostas rápidas em atividades que envolvam recursos tecnológicos, qualidade e liderança”, explica Lima.
E reconhecer as capacidades e as realizações destes profissionais tem papel fundamental na retenção de talentos. Para os jovens, oferecer um ambiente que proporcione o seu crescimento como ser humano tem muito mais valor que recompensas baseadas em valores monetários.
“A adequação do ambiente de trabalho para a chegada da geração Y é fundamental para prosperar num cenário de negócios em que a maioria da mão de obra disponível se encontra nesta faixa etária. Hoje cerca de 1/3 dos profissionais que ocupam as vagas nas empresas de TI têm até 30 anos”, resume Lima.
4ª Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2011
Datas: 26 e 27 de maio de 2011
Horário: 7h às 18h30min
Local: Centro Fecomercio de Eventos
Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista
Como prosperar liderando a geração Y – dia 27/05 às 11h10
Informações pelo telefone (11) 3054 2005 ou e-mail falecom@hdibrasil.com.br
Inscrições através do site www.hdibrasil.com.br/2011
Sobre o HDI
O HDI é uma entidade neutra e independente que tem como objetivo prover recursos para profissionais e organizações de serviços de suporte se desenvolverem. O HDI faz parte do grupo UBM (United Business Media), empresa com mais de 80.000 funcionários no mundo todo.
Com base em padrões desenvolvidos por profissionais do próprio mercado de todo o mundo, a instituição oferece programas de treinamento e certificações de profissionais e centros de suporte, provendo acesso a diversos recursos e informações específicas sobre tecnologias, ferramentas e tendências de mercado, além do grande evento anual. O HDI provê a única certificação específica para Centros de Suporte do mundo, o programa SCC (Support Center Certication).
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