Heineken tem na entrega de boas experiências a construção de relacionamentos mais fortes

29/07/2015 20:25
Criar ações de marketing que sejam feitas ao vivo com os clientes não é um processo totalmente novo no mercado. Afinal, a experimentação de um novo produto no supermercado ou o test drive de um carro são ações que já existem há algum tempo. Então, qual a diferença dessas campanhas com o live marketing? Na verdade, os exemplos citados também podem ser considerados como estratégias live marketing. A diferença é que tais ações de marketing ao vivo envolvem uma maior preocupação em priorizar a experiência vivida pelo consumidor, a fim de que possa ter boas sensações e se encante pela marca.
 
Hoje, quando uma empresa decide investir em live marketing ela tem a ciência de que será mais do que uma ação qualquer de marketing. Deve envolver uma interação essencial para a construção não só de todo o relacionamento entre cliente e marca, mas também de toda uma memória do consumidor vivida durante o momento. "Tais ações abrem para que essas interações construam percepções positivas e proximidade com seu público", complementa Chiara Martini, gerente de mídia e conteúdo da Heineken Brasil.
 
Como conta a executiva, a criação das campanhas e histórias da Heineken tem como ponto de partida os próprios clientes e seus comportamentos. "O objetivo é sempre proporcionar uma experiência excepcional para o público", explica. Até porque, segundo ela, para a comunicação da marca e a construção de atributos não basta apenas propaganda. É preciso mais. "São pontos compostos por todas as interações que uma pessoa tem com a marca, principalmente, experiências ao vivo, em que a oportunidade de vivenciar o que a marca propõe e tem como ponto de vista é única." Chiara reforça que as tendências de comportamento das pessoas que querem alcançar são mapeadas, já que ajudam na antecipação do planejamento. "E nos permite tomar decisões e programar ideias", acrescenta.
 
Entre as vantagens que há nas ações de live marketing, ela explica que uma interação que surpreenda o público não será esquecida, o que o fará ter uma memória positiva e um fator que influenciará nas suas futuras compras com a marca. "A repetição dessas memórias positivas faz com que a percepção dos consumidores em relação à marca seja sólida e forte, gera proximidade e diferenciação."
 
Um exemplo de sucesso da empresa foi com a marca Desperados, que está com uma ação sendo realizada perto de parques da cidade de São Paulo, o Desperados Skate Locker. "Transformamos alguns pontos de ônibus em armários com skates para as pessoas andarem de graça, por um período e estimulam que elas quebrem a rotina e circulem pela cidade de um jeito diferente." Outra ação realizada pela Heineken, em 2014, contou com a reforma do Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro, com objetivo de que os clientes explorassem a cidade de maneira nova. "A ideia foi então trazer o Beco das Garrafas de volta à ativa", declara Chiara. Além disso, a empresa também preparou uma programação especial e se comprometeu a manter o estabelecimento ativo. "A marca foi a viabilizadora disso, nunca a protagonista, o que dá legitimidade para a história e faz com que as pessoas se relacionem de uma forma diferente."

FONTE E CRÉDITOS > CLIENTE SA em www.clientesa.com.br/gestao/58919/uma-nova-forma-de-impactar-o-cliente/ler.aspx

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br