Helibras conquista agilidade de atendimento ao cliente com QlikView
São Paulo, agosto de 2015 – A Helibras, única fabricante brasileira de helicópteros, produz cerca de 35 aeronaves por ano e customiza diferentes modelos para atender os segmentos civil, governamental e militar. Os seus mais de 700 colaboradores lidam com alto volume de informações – tanto relacionadas ao atendimento dia a dia de seus clientes como com a gestão de novos contratos. O grande desafio da companhia era estruturar estas duas frentes de negócios ao seu sistema de Business Intelligence corporativo em tempo para inauguração da unidade do Centro de Suporte ao Cliente (CSC) em Atibaia. A W&S Central IT desenhou, então, um projeto todo baseado em QlikView com desenvolvimento e implementação em apenas 3 meses.
“Incialmente, o projeto seria temporário. Precisávamos estruturar e integrar todos os serviços em 90 dias e a equipe de desenvolvimento de BI interna nos alertou sobre a complexidade da tecnologia envolvida”, afirma César Silva, Gerente de Projetos de Informática da Helibras. “A W&S Central IT já era nossa parceira em outros projetos e aceitou este desafio. Com o QlikView conseguimos estruturar todas as informações e agilizar significativamente os processos. No atendimento aos clientes, por exemplo, reduzimos o tempo de feedback de dois dias para apenas alguns minutos. A diferença foi tão perceptível que adotamos definitivamente a ferramenta. Atualmente, ela já está incorporada ao dia a dia dos profissionais de nosso Centro de Serviço ao Cliente”, completa.
De acordo com Eduardo Kfouri, VP da Qlik para América Latina, o uso da tecnologia da empresa possibilita a redução significativa no tempo necessário para a tomada de decisões, permitindo realizar análises complexas rapidamente. “Os dados são uma fonte, no fim do dia, as pessoas são responsáveis pelas decisões. Oferecer o acesso rápido e fácil às informações, permite corrigir rotas de negócios. A solução de Gestão de Contratos, desenvolvida pela W&S Central IT para a Helibras, reúne em um único dashboard 19 indicadores de desempenho logístico dos parceiros. Ou seja, com apenas um clique é possível visualizar e comparar a performance das empresas, desde a compra de uma peça até a entrega final. Com essa análise, a Helibras consegue aprimorar a logística em tempo real e negociar, futuramente, os contratos”, explica.
A implementação do projeto foi totalmente realizada pela W&S Central IT. “Auxiliamos ao máximo a equipe interna de TI da Helibras, assim os profissionais puderam focar em outros aspectos, igualmente importantes, para a inauguração do CSC. Além disso, também realizamos alguns workshops para o treinamento de uso da ferramenta”, diz Eder Dalai Silva, diretor de serviços da W&S Central IT.
O projeto da Helibras contou com o desenvolvimento de dois aplicativos baseados no QlikView Server SBE (Small Business Enterprise):
Gestão de Contratos:
- Avaliação do desempenho logístico – a ferramenta oferece um dashboard com 19 indicadores para apontar a performance de atendimento de cada uma das fases do processo de recebimento e entrega de peças para os clientes;
- Comparação de metas – é possível avaliar a qualidade e eficiência das ações dos parceiros em logística, armazenamento de peças e fornecimento de insumos da manutenção das aeronaves. A comparação é feita com base na relação metas e operações concluídas;
- Alertas – a Gestão de Contratos aponta quais os processos em que o provedor do serviço logístico não alcançou a meta estipulada, o que permite a correção de rotas;
- Rastreamento de Pedidos – a solução oferece informações imediatas que permitem rastrear todos os pedidos para uma gestão mais eficiente da cadeia logística.
Follow-up Clientes:
- Rastreamento de Peças – o dashboard apresenta informações de todas as etapas de compra e venda de peças de reposição. Com ele é possível verificar o status preciso em que se encontra a peça encomendada pelo cliente;
- Acompanhamento das ordens de venda – a solução oferece dados sobre cada uma das nove etapas do processo de atendimento aos clientes, desde a requisição até a entrega da peça solicitada;
- Alertas – com o Follow-up Clientes é possível perceber discrepâncias entre o prazo previsto em contrato de SLA e as datas reais. Assim, as rotas podem ser corrigidas com antecedência;
- Feedback em tempo real – com as informações estruturadas, é possível dar retorno imediato aos clientes, com status e prazos de conclusão de seus pedidos e/ou encomendas;
- Acompanhamento online – todas as vendas de peças podem ser acompanhadas pelos gestores diretamente no dashboard.
Sobre a Helibras
Única fabricante brasileira de helicópteros, com 37 anos de atividades. Desde a sua fundação, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 700 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos de helicópteros que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2014, a empresa registrou faturamento total de R$ 671 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.
Sobre a W&S Central IT
Solution Provider Qlik sob a gestão do Master Reseller Toccato Tecnologia, com Know How em desenvolvimento de soluções em mais de 50 projetos em distintos segmentos de negócios.
Sobre a Qlik
A Qlik é líder em visual analytics. Seu portfólio de produtos atende às crescentes necessidades dos clientes a partir de relatórios e análises de dados self-service, bem como análises guiadas e personalizadas. Cerca de 36 mil clientes confiam nas soluções Qlik para dar significado às informações de diversas fontes e explorar as relações entre os dados que geram boas ideias. Com sede em Radnor, Pensilvânia, a Qlik possui escritórios em todo o mundo e conta com mais de 1700 parceiros em mais de 100 países.
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