HP comunica recall de cabos de energia por problema de superaquecimento
A HP, fabricante de computadores, comunicou nesta quinta-feira, 28/8, a reposição do cabo de alimentação de energia, modelo LS-15, vendido em conjunto com os notebooks, mininotebooks e acessórios denominados dock stations (estações de encaixe), importado e comercializado no país entre setembro de 2010 e dezembro de 2011, devido a possibilidade de superaquecimento.
No comunicado, a empresa informa que este componente pode superaquecer, provocar incêndio ou queimaduras.
A HP orienta os consumidores, que possuem um notebook, mininotebook ou acessório com o referido cabo, que remova-o da tomada até que seja verificado junto a empresa se ele apresenta risco ou não. Para identificar os cabos de alimentação que serão substituídos, deve-se procurar pela inscrição da marca LS-15.
Para confirmar se o cabo de alimentação apresenta risco e se há necessidade de substituição, a empresa disponibiliza o site www.hp.com/support/PowerCordReplacement (página Programa de Substituição Voluntária HP) ou o telefone 0800-709-7751 e, em São Paulo, 4004-7751. Para ambos os casos, opção 5 – digitar o código 709.
O Procon estadual de São Paulo orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
3824-7277 / 7276 / 7168 / 7278 / 6967 / 7279 / 6961 / 9 8660-2703
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.